Zona Franca em Ponta Porã
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a proposta de criação da zona livre de comércio em Ponta Porã. O nome oficial é Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O Projeto de Lei é de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), tramitou no Senado e foi enviado à Câmara dos Deputados em fevereiro. A expectativa é que, até o final do ano, a matéria seja aprovada para as posteriores providências legais para a instalação no município de Ponta Porã. Boa notícia. Favorece os pequenos comerciantes de Três Lagoas e Região.
Encontro do PT
Na próxima sexta-feira (23), na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, as lideranças locais e regionais do Partido dos Trabalhadores (PT) estarão reunidas na Câmara Municipal, já em preparação das eleições de 2010. O encontro promete contar com a presença do senador Delcídio do Amaral, ex-governador Zeca do PT, todos os deputados das bancadas federal e estadual e ainda o futuro presidente regional do partido, ex-vereador de Paranaíba, Marcus Garcia.
“O tempo dirá”
Esta foi a resposta, mais uma vez enigmática do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), quando questionado se poderia ser possível a aliança do seu partido com o PMDB, nas eleições de 2010, e se o Zeca do PT iria desistir da candidatura, atendendo ao pedido expresso do presidente Lula.
O senador do PT deu a entender que “não dá para dizer que o cenário local está definido” e que Mato Grosso do Sul não figura entre os casos de “acordo impossível” entre os dois partidos. É um quebra-de-braço que vai dar o que falar. De um lado, André Puccinelli, ainda acreditando que o PT daqui seguirá as orientações nacionais do partido e irá unir-se ao PMDB. Do outro lado, o seu histórico rival político, o ex-governador Zeca do PT, repetindo constantemente que “nem o Lula me impede de ser candidato”.
Andrézinho não dá mole
O governador André Puccinelli já anunciou que não vai dar moleza e vai fazer de tudo para barrar a candidatura do PT ao governo do Estado. “Não vai haver cenário nacional sem a participação do Andrezinho”. Este foi o recado que o governador deu nesta semana, por ocasião da inauguração de um frigorífico, na mesma solenidade em que estava o senador Delcídio do Amaral. André Puccinelli promete convencer os 27 convencionais do PMDB do Estado (8% do total) a votarem contra o apoio à pré-candidatura do PT, ministra Dilma Rousseff, se o Zeca teimar em ser candidato. Uma das importantes armas da política é o “toma lá dá cá” e o “ou ou”.
Erro imperdoável
Na edição de quinta-feira (15), na chamada de capa, o jornal O Estado de São Paulo cometeu “um imperdoável erro”, conforme comentou, indignado, o vereador Idevaldo Claudino da Silva (PT), na visita que fez, nesta semana, à Redação do Jornal do Povo. Na chamada, “No sufoco, Argentina se classifica para a Copa”, o conceituado e histórico jornal, de circulação nacional, escreveu: “Em Cuiabá, Brasil e Venezuela não saíram do 0 a 0”. Não tem jeito: confundiram, mais uma vez, Cuiabá (MT) com a nossa Capital, Campo Grande. Está difícil para o resto do Brasil descobrir onde fica Mato Grosso do Sul… É tudo ainda Mato Grosso, apesar dos já passados 32 anos da criação do nosso Estado.
Eleição de ouro
Não é à toa que a disputa pela OAB gera campanhas acirradas no Estado. A entidade tem uma receita anual que faz inveja a muitas Prefeituras do interior do Estado, cujos valores arrecadados não costumam ser divulgados com aquela transparência que se exige das entidades públicas. A eleição da OAB/MS para este ano deve contar com participação de mais seis mil advogados eleitores. Cada um destes contribui com uma anuidade que gira em torno de R$ 600. Disputam a eleição os candidatos Leonardo Duarte (oposição) e Ary Raghiant Neto (situação).
Cabo eleitoral
Quem esteve visitando a Cidade, ontem (16), foi o deputado estadual Youssif Domingos, líder de Governo. Apesar de ser pré-candidato à reeleição, Yossif Domingos não esteve em Três Lagoas para tratar de assuntos ligados às eleições de 2010. Seu compromisso foi diretamente ligado à sua profissão de advogado. Ele vem percorrendo o Estado, como principal cabo eleitoral do candidato à presidência da Seccional de Mato Grosso do Sul da OAB, Leonardo Duarte.