Eleição de ouro
Não é à toa que a disputa pela OAB gera campanhas acirradas no Estado. A entidade tem uma receita anual que faz inveja a muitas Prefeituras do interior do Estado, cujos valores arrecadados não costumam ser divulgados com aquela transparência que se exige das entidades públicas. A eleição da OAB/MS para este ano deve contar com participação de mais seis mil advogados eleitores. Cada um destes contribui com uma anuidade que gira em torno de R$ 600. Disputam a eleição os candidatos Leonardo Duarte (oposição) e Ary Raghiant Neto (situação).
Cabo eleitoral
Quem esteve visitando a Cidade, na semana passada, foi o deputado estadual Youssif Domingos, líder de Governo. Apesar de ser pré-candidato à reeleição, Youssif Domingos não esteve em Três Lagoas para tratar de assuntos ligados às eleições de 2010. Seu compromisso foi diretamente ligado à sua profissão de advogado. Ele vem percorrendo o Estado, como principal cabo eleitoral do candidato à presidência da Seccional de Mato Grosso do Sul da OAB, Leonardo Duarte.
Mérito Legislativo
A prefeita Simone Tebet será homenageada pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a outorga de Comenda do Mérito Legislativo. A proposta foi do deputado Akira Otsubo (PMDB) e contou com a aprovação unânime dos deputados. A outorga da honraria se deve à “alta representatividade” da prefeita Simone Tebet em todo o Estado. “A ex-deputada estadual, que também foi alta funcionária da Assembleia Legislativa, agora na função de administradora do importante município do Bolsão ganha destaque na execução de projetos inovadores buscando por resultado a melhor qualidade de vida da população”, justificou Akira, ao propor a homenagem à prefeita.
PMDB e candidato ao Senado
Pelo jeito, as prévias do PMDB, agendadas para o dia 7 de março, para escolha dos candidatos do partido ao Senado, entre os dois únicos inscritos, senador Valter Pereira e Waldemir Moka, não serão definitivas para decidir a disputa interna entre os dois.
A prefeita Simone Tebet, pela amizade e consideração que tem com os dois pretendentes ao Senado, não se inscreveu para participar das prévias. O mesmo procedimento foi adotado pelo prefeito da Capital, Nelson Trad. No entanto, os dois continuam afirmando que não descartam a possibilidade de entrar no páreo.
Pesquisas eleitorais
A prefeita Simone Tebet, também cogitada como pré-candidata a vice governadora, declarou ontem (19), na Capital que “é muito prematuro você dizer hoje que esta questão está finalizada. Nossa prioridade é reeleger o governador André Puccinelli. Lá na frente teremos que escolher o nome mais forte para compor a chapa”. A prefeita continua dizendo que a saída mais viável para solucionar a disputa interna do seu partido para uma vaga ao Senado é consultar o resultado de pesquisas eleitorais. “Eu sou da tese de que se deve analisar o quadro eleitoral por meio de pesquisas em fevereiro ou março do ano que vem e a partir daí se escolher o candidato”, disse.
Não dá para continuar assim
Finalmente, a Diretoria Geral da Polícia Civil admite que a estrutura atual da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), do jeito em que se encontra, não dá para continuar assim. Em um prédio, construído para abrigar um pequeno destacamento de Bombeiros, decidiram ali instalar a 3ª Delegacia de Polícia e ainda a DAM. Não tem como oferecer condições dignas de serviço às equipes que lá trabalham e também ao cidadão que precisa ser bem atendido. Ao que parece, o delegado regional, Vitor José Fernandes Lopes, já foi autorizado a procurar um outro local, mais apropriado para a DAM. Vale a pena esperar.