Ministério Público com nova força
O Ministério Público passou a adquirir nova força com a decisão unânime da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana, sobre investigações criminais. Esta é uma briga antiga entre os Delegados de Polícia e os Promotores de Justiça. Segundo a decisão do STF, o Ministério Público passa a ter poder para realizar e presidir investigações criminais. Para o STF, o monopólio da apuração de crimes não pode ficar nas mãos dos Delegados de Polícia e o Ministério Público pode até dispensar o inquérito policial na hora de apresentar uma denúncia à Justiça.
Santo de casa é que faz milagres
Ao contrário do pensamento de alguns outros, o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, destacou que a sensação de segurança da população tem de ser resgatada pelas autoridades policiais da Cidade e não de fora. Em outras palavras, o santo de casa, apesar das dificuldades, é que faz o milagre. O delegado enalteceu a vinda de equipes táticas como Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e Grupo Armado de Repressão a Roubos e Sequestros (Garras), mas reforçou que a violência deve ser combatida com investimentos às instituições locais. “O objetivo é fortalecer as instituições daqui. São os policiais daqui que podem resgatar a sensação de segurança”, disparou.
Mais viaturas que policiais
O calor insuportável de uma sala pequena com dezenas de jornalistas e delegados não impediu o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas, que por sinal, suava muito, de trazer uma boa notícia para Três Lagoas. Dentro de três semanas, a Polícia Civil de Três Lagoas deverá receber uma nova viatura. Ainda bem que, recentemente, sete novos investigadores foram incorporados à Polícia Civil. Caso contrário, teríamos viaturas paradas não por problemas mecânicos, nem por combustível, mas por falta daquela peça fundamental e humana, que fica atrás do volante, o motorista. Finalmente, o pessoal lá de cima, descobriu que Três Lagoas existe e também é importante.
Aliança até com Judas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma pequena frase, revelou o que acontece nos bastidores da política nacional. Segundo ele, para governar o Brasil, “Jesus teria que chamar Judas para uma coalizão”. Lula, como bom católico, certamente se referiu ao Judas Iscariotes, o traidor, e não ao Judas Tadeu, fiel apóstolo de Jesus Cristo, cuja festa é na próxima semana, dia 28. Não sabemos se o presidente, ao dizer esta frase, pensou ou não na aliança que o PT terá que fazer com o PMDB para garantir a eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Força total
Quem está com toda a força é o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Eduardo Rocha. Os correligionários do partido, membros da Executiva Municipal deram-lhe carta branca para compor a chapa, que será eleita na Convenção Municipal do partido, na terça-feira (27). Para quem ainda não sabe, Eduardo é o pré-candidato do PMDB, único em toda a região do Bolsão, para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.
Eficiência fiscal
Quem duvida da eficiência fiscal da Prefeitura Municipal de Três Lagoas está muito enganado e poderá se dar mal. O pessoal não está dando moleza ao contribuinte inadimplente. Basta atrasar um ou dois anos o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para receber a indesejável visita de um Oficial de Justiça com o Mandado de Citação, Intimação, Penhora e Avaliação. Se não pagar o que deve ou não entrar em acordo de parcelamento dos débitos, que poderá ser de até 36 parcelas mensais, está sujeito a uma série de complicações, previstas no processo de Execução da Dívida Fiscal. Quem deve o IPTU de 2007 e 2008, é bom ficar de olho e correr para acertar as dívidas, antes que o pior aconteça.