No ano de 1947, com a redemocratização do Brasil, após o período chamado Estado Novo, da era Getúlio Vargas, foi eleito prefeito Marcolino Carlos de Souza (Totó) para um mandato tampão de três anos, no município de Três Lagoas.
Teve como plataforma de governo, construir escolas rurais nos distritos do município: Brasilândia, Xavantina (hoje Santa Rita do Pardo), Água Clara, Pouso Alto e Véstia, bem como construir estradas interligando os mesmos distritos com a cidade sede de Três Lagoas.
Também construir uma estrada até a divisa de Três Lagoas com o município de Paranaíba, indo em direção a Bocaina (hoje Inocência). Foram construídos 90 km de estrada transitável o ano todo, com pontes e mata-burros usando madeira doada pelos fazendeiros beneficiados pela estrada.
Muitos córregos de pequeno porte foram transpostos com a construção de estivas de madeira nos trechos de terrenos úmidos (varjão). Eram preparados os troncos de madeira colocados uns ao lado dos outros, com cobertura de cascalho.
Havia uma turma de peões braçais, chefiados pelo baiano Jonas Viana com uma moto-niveladora adquirida da prefeitura de Ponta Porã (MS) operada pelo Sr. Carlos Leituga que fazia o nivelamento do leito da estrada, com dedicação e competência.
Havia muita descrença quanto ao resultado positivo do serviço feito. Entretanto, funcionou a contento até o dia em que a rodovia foi estadualizada, passando a manutenção da mesma para a responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem ( D.E.R).
Hoje, após transcorridos 65 anos, ela está sendo reinaugurada com asfalto, pontes de concreto, sinalização horizontal e vertical, enfim, com toda a tecnologia atual, atendendo uma região que foi e continua sendo a rota de abastecimento de produtos agro-pecuários para toda a região do bolsão sul-mato-grossense.
Foi mantido o mesmo traçado, após todos estes anos passados.
Como três-lagoense que sou, sinto-me à vontade para comentar os fatos aqui narrados, pois só pessoas que vivenciaram aquela época têm conhecimento do que representa uma melhoria desta natureza.
Foram muitos os governos estaduais que prometeram realizar esta obra hoje inaugurada, por isso deixo aqui os meus agradecimentos a este dinâmico Governador Dr.André Puccinelli e sua competente equipe, bem como aos nossos representantes como a Vice-governadora Simone Tebet, nosso Deputado Eduardo Rocha, a nossa Prefeita Márcia Moura, que não mediram esforços com o objetivo de melhorar a nossa região, com esta estrada tão importante para o progresso de toda a região.
Espero que estas autoridades citadas se empenhem, da mesma forma, para viabilizar a MS 320 , que demanda o Alto Sucuriú, pois ela é a menor distancia entre a região do Chapadão, grande produtora de grãos, e o portos de Santos e Paranaguá que hoje são os dois portos que mais exportam os grãos produzidos no Mato Grosso do Sul. Será um feito memorável, pois os produtores desta região se ressentem, há muito tempo, da construção desta estrada, verdadeira espinha dorsal de uma região muito produtiva.
CLAUDIO TOTÓ é pecuarista