Veículos de Comunicação

Opinião

A importância de ter um deputado

O eleitor brasileiro precisa atentar-se aos futuros candidatos as Câmaras dos Deputados Estaduais e a Federal. O colégio eleitoral nacional chega aos 125 milhões de eleitores que vão definir o futuro político brasileiro, dos estados e municípios e sob esta visão será feita a gestão dos recursos públicos nacionais, transmitidas através de projetos de lei com aprovação de emendas e verbas que serão destinadas a sua região eleitoral, quanto maior à representatividade política de uma cidade ou região, maiores as oportunidades de recursos estaduais e federais destinados aquela localidade. Estas ações podem influenciar desde a criação de empregos diretos e indiretos, até as obras de infra-estrutura e redes de assistência a sociedade.
Como podemos observar o trabalho de um deputado estadual ou federal é muito sério, pois, pesa a responsabilidade das leis sobre a Lei de Diretriz Orçamentária, segundo o art. 51 da Constituição Federal, bem como a organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção de cargos observados nestes parâmetros. As Câmaras são órgãos de consulta superior que atende na estância estadual aos Governadores e Secretários, na estância federal ao Presidente da República, Vice-Presidente e seus Ministros, bem como são estes os representantes da população que podem estabelecer instauração de inquérito contra qualquer tipo de irregularidade do Executivo.
Não podemos esquecer também que dentro da Câmara dos Deputados Federais existem 18 Comissões Permanentes que discutem temas de relevância nacional, alicerçado por opiniões de suas bases estaduais (Deputados Estaduais), as comissões são: Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional; Comissão de Agricultura e Política Rural; Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (que avalia à constitucionalidade ou jurisdicidade da matéria); Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior; Comissão de Direitos Humanos; Comissão de Economia, Indústria e Comércio e Turismo; Comissão de Educação, Cultura e Desporto; Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; Comissão de Legislação Participativa; Comissão de Minas e Energia; Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Comissão de Segurança Pública, Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico; Comissão de Seguridade Social e Família; Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Comissão de Viação e Transportes.
Como observamos cada área de competência existe uma Comissão que exerce o papel de análise, discussão e voto para definir os futuros estratégicos do Brasil. Existe uma cartilha sobre todas as obrigações pertinentes a Câmara que pode ser consultada através deste link:
http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/processolegislativo/processoLegislativo.pdf
Todos nós devemos nos preocupar com o futuro de nossa cidade, de nossa região, estado e país, portanto analise com cuidado os candidatos a deputados que exercem forte influência sobre o futuro de sua cidade e região. Avalie as propostas oferecidas por cada político, com calma, evite deixar sua opinião para última hora para fazer o voto consciente e assim ajudar na melhoria da qualidade de vida da população de sua localidade.
Escolher de forma adequada trará como maior beneficiado a sua cidade.

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo