O horário eleitoral no rádio e televisão para candidatos a prefeito e a vereador foi reduzido, nestas eleições, para o curto período de 26 de agosto a 29 de setembro. Vinte minutos são destinados diariamente aos candidatos para apresentarem suas propostas, de segunda a sábado. E o tempo destinado para candidatos a vereador será de 70 minutos, diariamente.
A grande característica desta campanha é que a lei impôs limitações nas formas de propaganda, além da séria limitação de gastos. Candidatos só podem receber contribuições financeiras – doações em dinheiro – de pessoas físicas. Empreiteiras e outras organizações estão proibidas. Essas restrições, certamente, contribuirão para que o pleito seja menos corrompido pelo poder econômico. Somente poderão gastar além aqueles que tiverem dinheiro próprio para as eleições.
Espera-se que os programas eleitorais no rádio e na TV dos candidatos a prefeito sejam mais propositivos, já que comícios estão fora de moda. Será através destes programas e do contato direto com o eleitor que o candidato poderá ser avaliado e obter ou não a preferência dos que irão votar. Pairam perguntas entre eleitores, nesta arrancada eleitoral: quem são os candidatos? O que pensam? Estão a altura de representar o povo nos poderes Executivo e Legislativo se até o momento não se sabe o que pensam? Os partidos políticos escolheram bem a quem conceder legendas candidatos a vereador?
E ainda. O candidato para este cargo está movido pela vontade de servir a sua comunidade ou está de olho no gordo subsídio da Câmara de Três Lagoas? Quanto aos candidatos a vereador nunca se saberá explicitamente se este é o sentimento que anima a maioria. Para os pretendentes em assumir os destinos da administração municipal, restará uma possibilidade a mais ao eleitor para conhecer seus pontos de vista, opiniões e propostas através de entrevistas no rádio e na TV, que serão levadas ao ar fora do apertado horário eleitoral.
Preocupados em assegurar esta possibilidade ao eleitor, a TVC – Canal 13 e a rádio Cultura FM 106,5 MHz realizarão programas de entrevistas. A democratização de acesso no único canal de televisão da cidade e ao rádio são compromissos inafastáveis de todos os veículos que integram o portfólio do Grupo RCN de Comunicação, que repercutirá as propostas dos candidatos no Jornal do Povo, em seus portais na internet e por onde navega nas redes sociais. A democratização da exposição de ideias nos meios de comunicação contribui substancialmente para que o eleitor comprometido com a seriedade do exercício do voto faça a melhor escolha.
A arrancada eleitoral está dada. A torcida é para que vença a melhor propostas porque Três Lagoas tem pressa em ocupar mais espaços no contexto do desenvolvimento, que tem que proporcionar, simultaneamente, melhoria de qualidade de vida para seus habitantes.
Eleições