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Opinião

Autoconfiança em vendas

Possuir um estado de confiança, segurança e de motivação para encarar os desafios diários é fundamental para o sucesso em vendas. Nos momentos de negociação, um vendedor precisa ter flexibilidade para se comunicar e com isso alcançar o resultado almejado. Nessas ocasiões, é preciso estar autoconfiante e seguro para usar as habilidades interpessoais que vão garantir o bom desempenho na negociação.
Hoje em dia, não dá mais para ser um vendedor mais ou menos . O espaço existente no mercado é para vendedores profissionais que sabem lidar com qualquer tipo de cliente.
O sucesso da negociação durante o processo da venda depende de profissionais que consigam comunicar as características e benefícios de seus produtos ou serviços com postura ética e profissionalismo. Ser autoconfiante é a base para o sucesso em vendas, como, também, em qualquer outra área que almejamos êxito.
Autoconfiança ajuda a ter melhores atitudes para bater metas de vendas e possibilita maior motivação pessoal diante das adversidades. Um vendedor autoconfiante não desanima facilmente depois de ouvir vários nãos dos prospects.
Em um estudo sobre os grandes vendedores, realizado por dois psicólogos, David Meyer e Herbert Greenberg, foram identificadas duas características comuns e determinantes nos vendedores de sucesso pesquisados:  Empatia, a capacidade de perceber o outro a partir do mundo dele e ter a habilidade
para se identificar rapidamente com o cliente;  Ímpeto, que se caracteriza pelo desejo de obter sucesso, de persuadir e de convencer.
Os psicólogos afirmam que o vendedor de sucesso tem uma intensa
autoconfiança. Eles demonstram não temer situações novas, pois conhecem sua capacidade e sabem aonde querem chegar.
Vendedores de sucesso se diferenciam dos vendedores medíocres pela
autoconfiança, e isso determina uma boa parte dos resultados em vendas. É claro que, somente a autoconfiança não faz ninguém superar a cota do mês, pois é fundamental ter um bom planejamento, conhecer o mercado onde está atuando, conhecer os clientes, os produtos e serviços, e, também, praticar o processo de vendas sem falhas: pré-venda, venda pessoal e pós-venda.
A verdade é que sem autoconfiança nada começa, pois a autoconfiança proporciona a determinação necessária para a superação no mundo dos negócios.
Um vendedor que não obtêm grandes resultados deve começar pela mudança na forma como vê a si próprio. É necessário se imaginar obtendo grandes comissões, visualizando as possibilidades de se fechar grandes negócios. Se você atua em vendas, faça uma auto-avaliação para identificar se você possui autoconfiança e determinação suficiente para vender cada vez mais. A auto-avaliação deve estar baseada no conjunto de ideias, medos, opiniões, dúvidas e valores adquiridos ao longo da vida, e isso tudo pode estar afetando o que estamos fazendo no momento.
Portanto, aprenda a se automotivar diariamente, pois um vendedor sem motivação é como um automóvel sem combustível: não sairá do lugar. Estabeleça metas e analise os pontos que precisa melhorar em suas atitudes como vendedor.
Vamos lá, autoconfiança, coragem e determinação para ter excelentes resultados.

Cerci Machado é autor do livro Afie o Seu Machado, Comprometa-se com o seu Sucesso