*Por Marlucy Helena Soares Negro e Sérgio Luiz do Amaral Moretti
O turismo, de fato, vem exercendo um papel decisivo em vários países, tornando-se uma verdadeira locomotiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural. O Brasil vem, nesse contexto, progressivamente compreendendo a vantagem por ele proporcionada – e hoje muitos destinos turísticos estão-se desenvolvendo em diversas regiões do país. A viabilidade do turismo depende bastante dos recursos naturais, históricos e gastronômicos.
Atualmente, o turismo interno no Brasil vem tomando forma, sobretudo após a alta do dólar. O fato é que não precisaríamos esperar uma dificuldade econômica para ver o que o Brasil tem a oferecer. Rico em diversidade, o país surpreende estrangeiros de todas as origens; o toque acolhedor brasileiro encanta ao mundo com suas variadas culturas e muito bom humor, deixando estrangeiros que não são acostumados com tanto afeto e atenção boquiabertos com nossa recepção. Olhando assim, por que não aproveitarmos nós mesmos?
Viajar pelo mundo é sonho de muitos, mas vale a pena conhecer um pouco do nosso país, gigante lindo e esplêndido, de suas belezas naturais e patrimônio histórico. Na América Latina, o Brasil é o que possui mais patrimônios mundiais: são dezenove locais, de cidades históricas a parques nacionais, considerados excepcionais. Patrimônios mundiais são locais considerados pela Unesco (parte/entidade da Organização das Nações Unidas) como de importância física ou cultural inestimável para a humanidade.
O turismo é um setor importante da economia, sendo gerador de receita para os destinos turísticos, além de oferecer ou produzir grande número de postos de trabalho diretos e indiretos. Culturalmente, essa atividade preserva a identidade dos lugares, como monumentos históricos; ambientalmente, preserva a natureza aliando renda e ativismo ambiental, como, por exemplo, o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio ambiente.
Apesar de todo o potencial brasileiro para o turismo em diversas regiões, ele ainda é uma atividade pouco explorada, pela falta de maiores investimentos em infraestrutura de base, tais como segurança, transporte, saúde, e até mesmo educação. Trata-se de um investimento necessário para que os habitantes possam ser preparados para bem receber os visitantes, assumindo uma postura hospitaleira, extremamente importante para que o turista se sinta bem e queira voltar.
Viajar é muito bom, agradável, prazeroso, e todos se sentem atraídos por novidades. Viagens podem proporcionar a satisfação da curiosidade, divertimento e conhecimento do mundo em que vivemos por meio de variadas culturas ou povos, que sempre têm algo novo para ser conhecido e apreciado. Então, preparem suas malas…
O Brasil, com sua diversidade cultural, espera por nós. E aqui há turismo para todos os gostos ou para compensar as energias perdidas no trabalho e para promover melhor qualidade de vida.
Turistas…Bem-vindos ao Brasil!