O carnaval é a mais autêntica expressão de nossa cultura popular; assim como a palavra é a expressão do homem. Um acontecimento enraizado na maioria da gente brasileira e que faz parte de nosso legado histórico e social.
Sem dúvida, a grande festa nacional que consola o povo e nos faz esquecer, pelo menos, por alguns dias, do calor, das secas, das enchentes, do desemprego, das estradas esburacadas, da inflação, das promessas quase nunca cumpridas dos governantes e políticos, quer nos palanques, ou nos palácios tão incapazes de solucionar o vírus da corrupção e das mazelas; da falta de dinheiro, das filas do SUS e INSS, do salário-mínimo, da violência em geral, etc, etc, etc…
O carnaval entre nós deixa de ser festa pagã que o cristianismo não conseguiu estragar e nem fazer desaparecer…Se existem nas folias de momo manifestações e alegrias dionisíacas, não se pode ignorar que nem tudo é assim. É uma festa programada, esperada, e desejada… Uma celebração quase adorada, uma tradição venerável, pois constitui um hábito da comunidade brasileira cuja significação é de um “grande desafogo na existência árida” do pobre povo brasileiro cada vez mais brasileiro e cada vez mais inseguro.
Os desfiles das Escolas de Samba, em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Olinda, Recife são manifestações grandiosas de nossa erudição cultural com a feliz oportunidade de resgatar e mostrar costumes, eventos, fatos históricos ou mesmo, folclóricos com suas lendas, mitos e tradições. Personalidades ilustres, significativas e populares de nossa história e formação também são temas para os desfiles. Tudo com muito luxo, esplendor, riqueza, alegria e beleza. Eventos que nos enchem de vaidade e orgulho quando nas passarelas do samba, as nossas Mangueira, Salgueiro, Portela ou mesmo Gaviões da Fiel, Vai-e-Vem, Vila Matilde e outras desfilam com elegância e garbo ao som de músicas que tão bem retratam o enredo de cada uma delas. Passistas, sambistas, mestre-sala e bateria no mesmo compasso e ritmo. Quanto às fantasias, luxo, elegância e esplendor à parte. Haja coração e torcida para tanta beleza reunida em um único instante. Sem dúvida, o maior espetáculo da terra. Tudo, uma verdadeira e merecida idolatria.
Futebol, carnaval e cachaça compõem a verdadeira alma da urbanidade brasileira. É também com o carnaval e através dele, que resgatamos, muitas vezes, nossa identidade cultural… Para finalizar, lembremos a vibração, alegria e entusiasmo que dominam e predominam os carnavais de cidades brasileiras que, com seus trios elétricos arrastam blocos e multidões…
Salvador, Recife, Olinda e tantas outras se beneficiam das Folias de Momo para se promoverem e promoverem também o turismo brasileiro tanto aqui como no exterior…