O empreendedor é a pessoa que possui determinadas habilidades e competências relacionadas a abrir, criar e gerir um negócio, estabelecendo resultados econômicos e sociais extremamente positivos. Pessoas empreendedoras são, portanto, essenciais na geração de riquezas do país, região ou cidade. O município de Três Lagoas vem vivenciando um crescimento considerável, quando comparado a outros municípios sul-mato-grossenses ou do país, proporcionando, dessa forma, “melhores” condições de vida para as pessoas. Vale destacar que a cidade vive um momento ímpar na sua história, caracterizado pelo processo de industrialização, impulsionando-nos a alguns questionamentos: Como podemos aproveitar esse momento? Somos suficientemente empreendedores? Quais são as características dos empreendedores de sucesso? Eles têm algo diferente das demais pessoas? É possível aprender a ser empreendedor?
Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas em busca das respostas para as questões postas, mas ainda não são conclusivas, por se tratar de um assunto sem padrões definitivos ou princípios gerais que garantam um conhecimento mais profundo da área. Apesar de o foco desse tipo de pesquisa concentrar-se no estudo do ser humano e do comportamento que poderá levá-lo ao sucesso, pesquisas acadêmicas e de órgãos relacionados ao meio, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), são relevantes para a identificação de características encontradas em um determinado grupo de empreendedores, servindo assim como base para empresários que pretendam alcançar o sucesso.
É certo que as ações de um empreendedor são influenciadas pelo momento histórico e ambiente em que vive, por sua conduta, seus valores, traços de personalidade, atitudes e comportamentos que ajudam a alcançar êxito nos negócios.
Mas por que tantas especulações sobre o perfil ideal de um empreendedor? Para que o ser humano possa aprender a agir de acordo com as atitudes e comportamentos que sejam mais adequados à situação em que a empresa se encontra, visualizando então uma possível solução para o alcance do sucesso. É importante lembrar ainda que traçar um perfil ideal de empreendedor não servirá como uma receita de sucesso para todos os empresários. Podemos apenas afirmar que pessoas com características pertinentes a um empreendedor de sucesso terão maiores chances de ser mais bem-sucedidas do que pessoas que não possuam tais “aptidões”.
Inovação, liderança, busca de oportunidades, conhecimento do mercado e do produto, ousadia para correr riscos, necessidade de realização e visionaridade são características consideradas relevantes para o desenvolvimento de um empreendedor, de acordo com Max Weber, Peter Drucker e Henry Mintzberg.
Outros pesquisadores da área apresentam as seguintes características: ter iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização; aprender com os resultados negativos; capacidade de se dedicar intensamente ao trabalho e saber concentrar esforços para alcançar resultados; saber fixar metas e alcançá-las; saber buscar, utilizar e controlar recursos; ser líder, sabendo extrair o que os empregados têm de melhor; networking eficiente e positivo; conhecer muito bem o ramo em que atua; ser pró-ativo; preocupar-se em aprender a empreender; alto grau de persuasão; acreditar que pode provocar mudanças nos sistemas em que atua; assumir riscos moderados, ser inovador e criativo.
Portanto, essas são as características que os interessados em ser empreendedores devem granjear para inserir-se na sociedade e buscar a realização de suas ideias, sobretudo no município de Três Lagoas, ainda carente de maior diversidade e volume de comércio e melhores serviços, oportunidades provocadas pelo processo de industrialização. Vale sempre lembrar que o empreendedor é um fixador de metas.
Evellyn Rodrigues Ferreira: Acadêmica do curso de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: [email protected]
Sílvio Paula Ribeiro: Professor Mestre do curso de Ciências Contábeis da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: [email protected]