Veículos de Comunicação

Editorial

Já somos setentões!

Leia o Editorial publicado na edição do Jornal do Povo deste sábado (15).

São sete décadas de muito trabalho, empenho e responsabilidade sem perder a batalha para custos. - Kelly Martins/JPNEWS
São sete décadas de muito trabalho, empenho e responsabilidade sem perder a batalha para custos. - Kelly Martins/JPNEWS

O Jornal do Povo chega, hoje, aos 70 anos de vida e se confirma com o único a possuir história ininterrupta de circulação no Estado com essa idade. São sete décadas de muito trabalho, empenho e responsabilidade sem perder a batalha para custos, solavancos da economia, exigências da tecnologia e dificuldades com as mudanças de comportamento do leitor, principalmente depois que a internet chegou às mãos de todos e se tornou quase uma zona livre. 

Como todos os veículos da mídia impressa do mundo estão sendo desafiados a continuar ativos diante dos avanços da comunicação online, com o Jornal do Povo não é diferente. A velocidade das postagens e publicações chega a condenar o jornal a nascer velho. Afinal, com um celular na mão, qualquer pessoa pode “virar jornalista” e sair publicando o que quiser.

E é certamente por isso que surgem tantas informações incompletas e as insuportáveis fake news.
Neste mundo cada vez mais consumidor de informação, ter notícias fresquinhas a toda hora para alimentar um jornal na internet é tarefa suficiente apenas para quem trabalha com responsabilidade, investe e se moderniza. Então surge a resposta porque o Jornal do Povo se orgulha de ser, a partir de hoje, um setentão.

Nos seus 70 anos de vida, o jornal evoluiu dos métodos tradicionais de produção para o uso da informática e da impressão em offset, com agilidade e habilidade de como tratar uma notícia. Não foram anos de investimento “apenas” para se tornar mais bonito – como neste novo formato de padronização de regras e estilo. Foi, também, de aprendizado para saber o que o leitor deseja saber. 

A partir desta edição, o Jornal do Povo entra em uma nova fase de tratamento das informações, buscando mais aprofundamento das notícias com análises, gráficos, opiniões e, o principal, atualizando informações que se perdem no oceano das publicações online. 

Tão importante quanto chegar aos 70 anos vivo no mercado publicitário, estrear um novo projeto gráfico e atualizar seu modo de informar é renovar o compromisso público de continuar informando com responsabilidade. Esse, possivelmente, é o grande patrimônio do Jornal do Povo. Em todo o seu acervo é possível comprovar que a responsabilidade na informação foi aplicada como item indispensável. E assim continuará sendo ao menos pelos próximos 70 anos!