* Lara Belmudes Bottcher é mestre em Ciências da Motricidade -UNESP, especialista em Gestão dos Serviços de Saúde- Unitoledo, especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês e bacharel em Educação Física – UNESP
Atualmente os problemas com o excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura têm alcançado proporções alarmantes. Nos Estados Unidos, estima-se que mais de 50% dos adultos norte-americanos apresentam excesso de peso. Infelizmente a situação no Brasil não é diferente. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que em 2006, 42,7% da população estava acima do peso, em 2011 esse número subiu para 48,5%, ou seja: metade da população brasileira está acima do peso. Há tempos atrás acreditava-se que pessoas que estivessem acima do peso e desejassem emagrecer deveriam engajar-se em atividades chamadas aeróbicas, como caminhada, corrida e natação, e, ficar longe da musculação. Entretanto com o passar do tempo os resultados indicavam que, apesar dessas pessoas emagrecerem, o peso perdido não era referente somente a gordura corporal, mas que o tecido muscular havia sido perdido também. Esse tecido é o que mais gasta calorias em nosso corpo e para nosso organismo a perda de músculo não é interessante. Diante do fato de que muito do tecido muscular é perdido quando pessoas perdem peso, pesquisadores submeteram indivíduos com excesso de peso a sessões de exercícios de força. O resultado foi que além de perderem gordura corporal o músculo havia sido preservado e não em raros casos, ocorreu aumento de musculatura. Além disso, existem diversos outros benefícios da musculação para perda e controle do peso corporal. Entre eles o de que o exercício com pesos pode contrabalançar os efeitos negativos da obesidade, melhorando a condição de saúde do indivíduo tendo efeitos positivos sobre a pressão sangüínea, níveis de colesterol e função de coração e pulmões. A musculação também beneficia o funcionamento psicológico já que são observadas modificações na ansiedade, depressão, comportamento geral e conceito de imagem corporal nas pessoas que iniciam e mantêm um programa de atividade física. Para aqueles que desejam iniciar a prática da musculação para perda de peso, o treinamento deve respeitar algumas condições do treinamento. As sessões devem acontecer no mínimo 2 vezes por semana com exercícios que incluam grandes grupos musculares e sempre ser realizados acompanhados por um profissional de Educação Física.
Portanto, quando alguém se questiona se para emagrecer é preciso realizar exercícios com pesos a resposta é definitivamente SIM. Para um emagrecimento saudável é necessário diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa magra e não somente abaixar o ponteiro da balança!