Lavei minha alma. É claro que a Globo faz isso para mandar recados para o governo. Mesmo assim, foi muito bom. Lavei minha alma, repito.
A televisão mostrou o país de Lula da Silva, de Renan Calheiros, de Sarney, de Michel Temer, de Dilma Roussef, de Severinos e outros grandes brasileiros.
Gente abaixo da miséria. 40 reais por mês! Comendo jacuba (sei o que é isso porque comi muito quando menino), que é farinha, água e sal. Triste, muito triste.
Centenas, milhares de brasileiros que não existem para esses políticos vagabundos, não aparecem em seus micros sofisticados.
As secretárias de Brasília, dos gabinetes do Senado e da Câmara, ganham em um mês o que aquela pobre-diaba vai ganhar em doze anos!
Seguiu o programa, mostrando malandros que vendem e compram terras de assentamentos de Lula da Silva, anunciando pela internet!
O INCRA diz que a oferta é criminosa mas como no Brasil ninguém é punido, o cara chega a dar entrevista e um comprador, de Mato Grosso, mostrou contrato registrado em cartório! Cara de pau é pouco.
Não dá para esquecer – embora todo mundo já tenha esquecido – as CPIS dos sanguessugas, do mensalão, das pensões fantasmas, do gato que foi incluído no Bolsa Família. Nada disso chegará a lugar algum.
Mas, por que é mesmo que o Fantástico me lavou a alma? Porque mostrou um país coerente. A própria Globo põe um bando de desocupados para tirar a roupa e fornicar no BBB em busca de, pasme dona Severina, que come jacuba, palma fervida e ganha 40 reais por mês, um milhão de reais!
De qualquer forma, o programa mostrou um Brasil que está aumentando e tende a se perpetuar na mão do PT, com a dona Dilma que vem por aí. Esse povo que não aparece nas estatísticas, que não tem importância alguma para os nababos de Brasília, não nasceram no governo Lula. Estavam lá no governo Sarney, Collor, Fernando Henrique e agora Lula.
O que nos espanta é a possibilidade de esse Brasil ficar mais feio, mais pobre e mais abandonado por outros 4 anos e, quem sabe, até mais.
Parabéns à Globo, por ter nos compensado pelas bobagens que nos empulha nas novelas e no BBB com o país de Lula da Silva.
É um Brasil pavoroso. Chorei ao ver uma pobre mulher, com seus filhos abandonados pelo marido em pleno agreste, comendo aquela gororoba, sem água, sem esperança. Do marido só sabia que ele estava em São Paulo. Talvez mais pobre do que ela, vivendo sob o Minhocão. Vai saber.
Mas ela é a cara de Lula da Silva. Tudo o que ela precisa vai todo mês para as contas dos Renans, dos Sarneys, dos Temer, para construções dos castelos, para compra dos aviões…
Bem, deixa pra lá. Senão ainda vão pensar que eu acredito que esse país tem cura.
João Campos é advogado especialista em Direito do consumidor