Veículos de Comunicação

Opinião

O mercado de trabalho não é a mamãe

Os negócios mudam, empresas crescem, outras surgem e algumas são engolidas pela concorrência do mercado. Porém, você já se questionou o que realmente tem atrapalhado o seu campo de negócios? Muitas vezes precisamos pensar em como estamos e devemos atuar, manter o foco em nossas atitudes como colaboradores, líderes e empresários para conseguir transformar o nosso mundo e alavancar nossa carreira e empresa.

Uma história que pode ser usada como inspiração é a de Andrew Carnegie, que começou como mensageiro de uma empresa de telégrafos e se tornou o maior empresário do aço dos EUA. No início, seu foco era totalmente voltado ao aço para as ferrovias, um grande negócio para a época. Porém, o que ele não esperava era uma mudança no mercado, que fez seu negócio começar a enfraquecer bruscamente.


Diante da crise, qual seria a situação mais provável: ver Carnegie sentar, olhar pela janela e escrever uma carta para as ferrovias, o Presidente e a imprensa, dizendo que outros grupos estavam vendendo ferro também? Não. Ele parou e procurou novos mercados, dedicou tempo para aprimorar a produção e começou a apostar em um novo modelo: aço para construção civil, que ainda nem existia na época. Esse negócio foi ainda maior do que o anterior.


Portanto, para ter o mercado sob controle, é necessário entender algumas coisas:
O mercado não é sua mãe, não é seu amigo ou seu cachorro que sempre vai abanar o rabinho para você. O mercado é uma força de oportunidades para todos. Alguns agarram, outros simplesmente deixam a coisa passar. Não se pergunte o motivo de seu concorrente “roubar” seu cliente, pergunte o que você deixou de fazer para perdê-lo.


Tempo é a chave nessa questão. As pessoas dentro da empresa estão tão cheias de coisas urgentes para fazer, coisas operacionais, coisas sem importância ou que não ajudam a empresa a evoluir, que não conseguem enxergar que as oportunidades do mercado estão sendo pescadas por pescadores mais preparados, mais equipados e, certamente, com mais recursos de tempo.


Chorar ou inovar é uma escolha sua. Seu emprego está chato, não te motiva e você sabe que pode fazer mais? Por que não conversar com seu líder e achar formas de melhorar? Que tal dar uma nova chance e achar um sentido no dia a dia? Por que não procurar outras oportunidades? Por que não desenvolver sua carreira e procurar novos ares? São tantas opções que podemos escolher para fazer diferente.


Hoje é o dia perfeito. Hoje é o dia em que você levanta a cabeça, olha o horizonte, analisa sua posição atual, procura alternativas e toma a atitude de ser melhor. Hoje é o dia que você deixa de lamentar e aceita sua responsabilidade nos resultados.

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade