Natal se aproxima, e com isso a movimentação do comércio entra em sua fase mais esperada. Filas, confusão, shopping lotados, correria para comprar os presentes tais situações são inevitáveis, mas muitos estão fugindo destes contra tempos, tornando adeptos da internet para fazer suas compras natalinas.
Da mesma forma, as pessoas estão cada vez mais enviando mensagens via correio eletrônico. Acredito que muita gente ainda mande cartões de natal pelo correio, afinal continuo vendo grande variedades deles expostos nas papelarias e livrarias. Fico curiosa para saber quem são essas pessoas que enviam e as que recebem os cartões.
Os cartões virtuais substituíram as tradicionais mensagens escritas. Sou uma pessoa sentimental e sinto falta das mensagens de antigamente. Era legal ver as letras manuscritas de pessoas queridas, de diferentes cidades. A cada cartão que o carteiro trazia, antes mesmo de ler o nome do remetente, somente pela caligrafia, ficava tentando adivinhar que teria se lembrado de mim.
Hoje, desisti desta comunicação formal, porque percebi que ao mandar um cartão acabava criando o certo constrangimento no destinatário de ter que obrigatoriamente ter que responder a correspondência.
Parei com a mensagem via Correios, me reciclei e modernizei. Agora só mando cartões virtuais via correio eletrônico. É a internet comandando com força total as festas natalinas. É o mundo virtual cada vez mais presente em nossas vidas. E viva o natal na internet! Os votos de um feliz natal são virtuais, mas o desejo de esperança que ele se concretize é pura realidade!
Feliz Natal!
Vânia Cristina Silva de Souza é dona de casa