COMISSÃO DE JUSTIÇA
A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) será a primeira representante de Mato Grosso do Sul a integrar no primeiro ano de mandato a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, considerada entre os parlamentares, importantíssima, dado a tramitação de quase todos os projetos de ei que são apreciados pelos senadores. A indicação foi formalizada pelo líder, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O ex-senador, Ramez Tebet, que presidiu o Senado, também ocupou a CCJ em 1999, quatro anos após assumir o mandato.
IMPOSTO
O governador Reinaldo Azambuja voltou a afirmar que vai reduzir o ICMS do diesel em reunião com representantes do transporte de cargas do Estado, nesta semana. Essa foi uma das promessas de campanha de Azambuja e que animou muitos três-lagoenses, porque o setor convive com a concorrência direta de postos de combustível instalados na divisa com o Estado de São Paulo. O projeto de redução do imposto deve ser apresentado até abril segundo o governador. Os donos de postos aguardam com ansiedade, assim como os proprietários de veículos.
SEM UNIFORME
Ao que tudo indica, os alunos da rede estadual de ensino vão permanecer até o mês de maio sem o novo uniforme, que marcará a gestão do governo de Reinaldo Azambuja. A empresa vencedora do processo licitatório, Brink Mobil Equipamentos, espera ver publicada a homologação da licitação no Diário Oficial do próximo dia 11 de março. Passada esta fase, terá 60 dias para atender os mais de 600 mil alunos. O governo do estado, por seu turno, quer antecipar a entrega dos uniformes para até o fim deste mês.
EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação precisa estabelecer uma linha mais direta com os diretores de escola e professores, a fim de que fatos sobre a vida das unidades escolares do município que envolvem os alunos, sejam colocados com transparência, de modo que os assuntos abordados não venham causem mais transtornos e emissão de juízo de valor quanto a conduta da administração do município.
COMPENSAÇÃO
A Assembleia Legislativa criou Comissão Especial para acompanhar a execução de obras compensatórias devidas pela CESP nos municípios inundados pelas usinas hidrelétricas há muitos anos. Esta Comissão pretende nos municípios impactados definir de uma vez por todas o calendário das obras e quais ainda faltam para compensar de uma vez por todas o prejuízo pelo alagamento de terras férteis de mato Grosso do Sul, que deixaram de produzir.
BRASIL
Desde os tempos de quando o ex-presidente Collor foi deposto da presidência da República, não se via o Congresso Nacional tão irritado. O clima está tão ruim, que se a presidente Dilma disser que é a favor, os congressistas votarão contra. E, se disser que é contra, votarão a favor. Esse quadro mostra o quanto é preciso se restabelecer o diálogo e o respeito entre os poderes constituídos do país.