Veículos de Comunicação

Opinião

Observatório 11 de Março 2015

Falta fiscalização quanto a circulação de caminhões no perímetro urbano.

FALTA FISCALIZAÇÃO

Até quando a Secretaria Municipal de Trânsito e a Polícia Militar vão deixar de fiscalizar e continuar permitindo a circulação de caminhões no perímetro urbano de Três Lagoas? O trânsito da cidade, que já é considerado caótico, com a circulação desses caminhões em horário de pico no perímetro urbano, tem piorado ainda mais.

LIMPEZA

Até que enfim, a prefeitura iniciou a limpeza da área nas proximidades da linha férrea, no perímetro urbano. Deveria providenciar também a limpeza da calçada da avenida Rosário Congro, onde funcionava o camelódromo, que está tomada de mato e obstáculos, prejudicando o tráfego dos pedestres.

PROMESSA

O estudo sobre a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel será definido nos próximos dias. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), não será possível reduzir até 12%, mas a redução será feita. Sindicato de proprietários de postos de gasolina e consumidores aguardam com expectativa. 

DISTORÇÕES

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), defendeu na última segunda-feira, o fim do sistema proporcional para eleição de deputado federal, deputado estadual e vereador. Em aparte a discurso do senador Blairo Maggi (PR-MT), Moka afirmou que a eleição proporcional provoca distorções na disputa desses cargos. Ele citou como exemplo, o ex-deputado Fábio Trad, que obteve mais votos do que outros três deputados federais eleitos por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2014. Se fosse pelo sistema majoritário, de acordo com o senador, Trad teria sido eleito como o sexto mais votado da bancada de mato Grosso do Sul.

PARABÉNS

No fim de semana, um agente municipal de trânsito foi visto ‘soltando a caneta’ nos donos de carros estacionados em vagas preferenciais de idosos e deficientes físicos. A ação foi elogiada por quem passava pela área central. E, merece os aplausos dos cidadãos, que sempre aguardam uma ação eficiente contra esses infratores.  Infelizmente, o brasileiro só aprende a lição quando pesa no bolso!

ABUSOS

Ainda falando em trânsito, uma nova campanha sobre o uso da faixa de pedestre deveria ser feita pela Secretaria Municipal de Trânsito. Dessa vez, também com a autuação de infratores que insistem em não respeitar o pedestre  sob a faixa de travessia. Ontem, registramos uma cena lamentável, quando o motorista avançava sobre os alunos na saída da escola estadual Dom Aquino Corrêa.

DITADO DOS HUMILDES

Podemos errar, mas nada temos a temer. Quem tem telhado de vidro, usa e abusa do que não lhe pertence que se cuide.