Veículos de Comunicação

Opinião

Observatório - 31 de outubro de 2014

Teremos quantos candidatos a prefeito?

MIGRAÇÃO

Os deputados Jerson Domingos, presidente da Assembleia Legislativa, e Marquinhos Trad, anunciaram nessa quarta-feira que vão se abrigar em nova legenda. Domingos abriu dissidência no PMDB ao apoiar, no primeiro turno, a candidatura de Delcídio do Amaral na corrida ao Parque dos Poderes. Já Marquinhos Trad, campeão de votos na reeleição foi excluído das articulações para a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no próximo ano. Como Jerson postula vaga no Tribunal de Contas do Estado, tudo indica que na hora do seu nome ser votado irá se desfiliar do PMDB, porque a função de conselheiro na permite que o ocupante do cargo tenha militância político partidária. Marquinhos Trad pretende disputar a Prefeitura de Campo Grande e como no PMDB dificilmente conseguiria a indicação, buscará como tem anunciado novo partido.

PAÍS DA ELEIÇÃO

O Brasil é comprovadamente o país das eleições, mal acaba uma o eleitor já começa a especular sobre a próxima. A conversa agora nas rodas políticas e nas redes sociais gira em torno de quem será o futuro prefeito de Três Lagoas e de qual partido será. A dúvida é: Se Márcia Moura conseguirá fazer o sucessor ou se o PMDB deixará o poder depois de 20 anos no comando da administração municipal.

QUESTIONAMENTOS

Quando o assunto é sucessão municipal, as principais perguntas são: Ângelo Guerreiro vai ser candidato? Se for, quem será o vice? Eduardo Rocha vai mesmo abrir mão de disputar a prefeitura para concorrer à Câmara Federal? Cícero de Souza será candidato? Quem receberá o apoio da senadora eleita Simone Tebet? Márcia Moura, como ficará? Vai apoiar algum candidato? O PT lança candidatura própria? Se lançar, vai de chapa pura ou abre espaço para aliados? Teremos quantos candidatos a prefeito? Perguntas que só terão resposta em 2016.

SEM DESCANSO

O governador eleito Reinaldo Azambuja está concedendo uma série de entrevistas desde domingo, quando falou pela primeira vez desde que foi anunciado o resultado das urnas. Tudo indica que, o anunciado descanso pós-campanha não vai se concretizar, porque na segunda-feira Reinaldo dá início ao processo de transição. A presidente Dilma, que também anunciou descanso de quatro dias para se refazer da campanha, já admitiu que pode reduzir a folga para dois dias em razão da demanda das articulações e reuniões com interlocutores partidários. Haja fôlego !

ACORDOS

Passado o período eleitoral, lideranças políticas voltam os olhos para acordos firmados previamente – ou negociações futuras – visando os cargos federais em Mato Grosso do Sul. Tratativas neste sentido devem começar já na próxima semana. São pelo menos dez cargos locais de direção de órgãos nacionais que, geralmente, são divididos entre partidos governistas e aliados. Entre os mais cobiçados estão a Funasa,Incra, e o Ibama .

DIREITO DO CONSUMIDOR EM PAUTA

Algumas das empresas campeãs de reclamações no Procon de Três Lagoas como operadoras de celulares, agências bancárias, além das estatais Aneel, Agepan, Enersul e Elektro,  estarão representadas no VII Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor que vai acontecer em Três Lagoas nos dias 5 e 6 de novembro. Espera-se que, após essas reuniões essas prestadoras de serviços possam melhorar os serviços oferecidos.