Veículos de Comunicação

Em referência ao editorial Porto Seco (publicado no dia 15/06/2010) no Jornal do Povo, identificamos a necessidade de se abordar o assunto de forma mais ampla. Já o fizemos, como introdução, na edição do dia 23 de junho e damos hoje continuidade a este importante tema.
É necessidade básica para a implantação de um Porto Seco, algumas características como localização do município, capacidade de escoamento (canais), concentração de cargas de importação ou destinadas à exportação, grande concentração de empresas / indústrias que utilizam a logística como ferramenta operacional. Todas estas características, e muitas outras, identificamos facilmente em Três Lagoas, o que a torna fortíssima candidata a ser contemplada com a implantação de um Porto Seco.
Três Lagoas é uma cidade em grande expansão, e principalmente privilegiada por sua localização e facilidade de escoamento de carga, sendo uma das poucas cidades que possui os 05 (cinco) modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aeroviário, fluvial e dutoviário. Sua região é de fácil acesso a grandes centros econômicos do País, o que permite facilidade e significativa redução de custos no escoamento de produtos e mercadorias para mercados interno e externo.
Na EADI (Estação Aduaneira Interior ou Dry Port ), as empresas que operam em comércio exterior encontram todos os serviços próprios reunidos em um só lugar, com a presença constante da Receita Federal do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Porto Seco tem por objetivo oferecer soluções de prestação de serviços aduaneiros, viabilizando o crescimento de seus clientes e gerando desenvolvimento para a cidade, estado e país. No caso, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e Brasil respectivamente.
Os serviços de logística oferecidos pelo Porto Seco incluem assessoria em comércio exterior, consultoria tributária e aduaneira, desenvolvimento de projetos e implementação de soluções logísticas integradas e personalizadas para cada tipo de produto armazenado e movimentado em seu terminal. Isso reflete na maximização de resultados e na performance dos clientes.
Pode ser utilizado na atividade de Armazéns Gerais, possibilitando às empresas que operam no mercado interno, a formação de centros de distribuição a partir de sua base.
Os serviços disponíveis permitem a movimentação de cargas e contêineres de  maneira eficiente, ágil, segura. A Estação associa, com facilidade e eficiência, os modais existentes no município.
Fornece toda a estrutura necessária para se formar em suas dependências um terminal de contêineres. O que fomentaria e possibilitaria a ampliação das operações de comércio exterior, gerando ganhos em produtividade e arrecadação.
Fornece também estrutura para implantar um terminal intermodal ou multimodal de transbordo que inclui a interligação de rodovias, ferrovias e fluvial, estando próximos à importantes entroncamentos rodo-ferroviário e rios (de preferência internacionais). Esta intermodalidade ou multimodalidade proporcionaria uma economia ainda mais acentuada no processo.

Diógenes Marques – Supervisor Logístico em Três Lagoas