Veículos de Comunicação

Opinião

Quem deve, teme

O ditado vem bem a calhar nesse momento político brasileiro. Se você fosse um funcionário público municipal e estivessem te acusando de corrupção na compra de bens de uma Prefeitura, qual seria o problema em abrir suas contas, seu sigilo bancário, seu sigilo telefônico, suas propriedades, seu imposto de renda, enfim, qual seria a temeridade se está tudo certinho?

 Nenhuma. Mas, se você está “devendo no cartório”, com certeza teria mil empecilhos para que alguém investigasse sua vida e sua rápida e inexplicável ascensão financeira. 
Num momento em que o “mensaleiro” e coordenador do denominado “mensalão” acusa o ex-presidente de corrupto, nada melhor do que se permitir que investigue a vida daquele que está sendo acusado. Lembro que num passado próximo, esse mesmo ex-presidente dizia que se houvesse corrupção, que isso era um problema da Justiça.


Agora o discurso mudou. Como se resolveu fazer justiça contra corruptos brasileiros, outra raridade brasileira, mudaram o foco e dizem tratar-se de “perseguição política”. Seria esta uma das razões de cassar os poderes de investigação da Promotoria? Não se pode deixar de perceber que temos que mudar o país que tem a medalha de um dos mais corruptos do planeta, com a participação de vários segmentos sociais na prática criminosa, até porque inexiste prática de corrupção sem uma gorda nota-fiscal por trás disso. 


Ninguém consegue explicar as razões de se gastar milhões numa campanha política para ser Prefeito de uma cidade, entretanto, isso não é tão difícil de explicar ao verificar que milhares de prefeitos brasileiros estão sendo processados por corrupção em suas prefeituras. 


Acreditamos que os políticos e servidores públicos deveriam iniciar sua carreira lendo o artigo 37 da Constituição Federal, e colocá-lo em prática, o que seria significativo para todos nós brasileiros. Tem gente que tem vergonha de ser corrupto, outros acham graça de tudo isso, mas quem paga é o povo brasileiro.

*Antonio Carlos Garcia de Oliveira é promotor de Justiça