O dia 17 de novembro de 2009 é marcado por um momento muito triste , pois neste dia Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e o Brasil perdem um dos seus mais brilhantes políticos – morre o eminente Senador Ramez Tebet.
Dizer alguma coisa daquele homem público que nos orgulhou é tarefa muito difícil, ao mesmo tempo eu diria que é muito fácil, pois sua figura, seu porte e sua personalidade refletiam com clareza sua retidão, sua moral e sua ética.
Sua ações e atitudes firmes, corretas mas eivadas de sensibilidade, muitas vezes o faziam passar noites em claro pensando em como atender as solicitações do mais humilde de seus concidadãos.
Entre outros legados, Ramez Tebet jamais recuou diante de dificuldades, sempre enfrentou os desafios de maneira firme e altaneira, e para com seus companheiros de lutas, sempre teve a palavra amiga, de ânimo e de superação.
Era um homem sem medo, sem ódio; um homem de luta, de força, um homem que pelo seu entusiasmo contagiante irradiava luz nos caminhos escuros das noites de vigília cívica, buscando sempre a verdade e a defesa da justiça.
No seu sepultamento, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assim o definiu: “Ramez Tebet foi uma pessoa respeitada e querida por todos. Sua conduta sempre equilibrada e correta engrandeceu a política brasileira e servirá sempre como exemplo ao nosso Parlamento e à classe política de modo geral “.
“Meu oxigênio é a política do meu estado e de minha cidade” dizia Ramez Tebet e isso se evidencia em trecho de seu discurso de posse como Governador do estado de Mato Grosso do Sul :
“Governarei o estado a partir de Três Lagoas e nossa única promessa não se define como promessa, e sim, a obrigação de todo homem público – trabalhar incansávelmente pelo progresso de seu estado e pelo bem estar de sua gente.”
Vamos construir o tempo, no tempo e para o tempo, pois todo homem público também deve olhar para as estrelas que brilham no céu e alçar vôos para alcança-las, pensando no presente projetando futuro.”
Sua humildade era natural e expontânea, e, pelas suas qualidades e pelo cumprimento de suas obrigações, pode-se dizer que eternizou-se na figura de filhos, de esposo, de pai, de político, de amigo e acima de tudo, de homem público.
Sua grandeza e sua lembrança forte e seu viver ético e correto podem às vezes suprir a saudade, o vazio da sua ausência na vida pública, o convívio com seus familiares e amigos.
Mas, particularmente me permitam, a presença e a lembrança de Ramez Tebet permanece sempre viva comigo ao olhar todos os dias para meu filho Ramez Gabriel, fazendo com que suas inocentes brincadeiras, sua alegria e seu comportamento me reportem sempre com alegria a figura daquele homem público !
Ele é o exemplo marcante para todos aqueles que pretendem um dia enveredar pelo caminho da política ética, séria e compromissada com os objetivos e anseios de seu povo.
Ao rei pode-se dar tudo, menos a honra !!
Coaraci Castilho Advogado, Oficial Superior de PM/MS e autor do livro “ Simplesmente Ramez Tebet “