Veículos de Comunicação

Opinião

Sou jovem, posso ser voluntário

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla, pois leva dignidade, autoestima e bens materiais à comunidade atendida. O retorno é a transformação interior, a ampliação da experiência e o prazer de ser útil.
 A atitude solidária humaniza não apenas os beneficiados, como também os que estendem a mão. “Quando faço o bem, fico bem. Quando eu pratico o mal, uma dor dilacera o meu coração. Quando me omito, sinto um vazio” – é o depoimento de uma adolescente voluntária.
 Sim, surpreendente e encantadora é a alegria com que os voluntários praticam e relatam suas atividades. São pessoas que compartilham uma energia positiva muito forte. Enfim, praticar o bem é uma terapia gratificante. É a voluntarioterapia.
 Os alunos da nossa escola dedicaram algumas tardes a diversas atividades no Asilo S. Vicente de Curitiba. Pintaram o muro ou nele plantaram heras e interagiram com as 150 idosas através da música, pintura, representações, aparo de unhas e cabelos, doações de alimentos e remédios, etc. Aos professores coube a tarefa de contextualizarem as ações realizadas por meio de trabalhos escolares em Matemática, Biologia, Química e História.
 Dessa rica experiência, colhemos alguns depoimentos dos jovens participantes: