Veículos de Comunicação

Opinião

Trânsito Local: Um problema a ser resolvido

Os aumentos populacional e veicular automotivo são constantes em muitos municípios do Brasil, como, por exemplo, no município de Três Lagoas. A crescente tem causado vários problemas para seus habitantes, visitantes e trabalhadores, sobretudo no que tange ao quesito trânsito.

Quem vive na cidade há mais tempo afirma que o trânsito local não é mais o mesmo. Aquele trânsito que parecia inofensivo e sem acidentes é coisa do passado. Atualmente, para quem transita por Três Lagoas, é comum se deparar com motoristas estressados ou levianos praticando a direção agressiva, aliando pressa e desatenção na não sinalização para os demais veículos. Essa mistura explosiva tem causado inúmeros acidentes todos os dias nas mais variadas ruas. O uso do celular ao volante também é algo comum e claro e ainda há aqueles que persistem em beber e dirigir. Resultado disso tudo: muitos acidentes.


Já a estrutura viária da cidade deveria ter acompanhado o crescimento do número de veículos, contudo isso não ocorreu. Quem anda pela cidade vê que ainda faltam faixas de pedestres, semáforos, ciclovias e sinalização. Talvez seja necessária a instalação de lombadas eletrônicas e o uso de radares, pois só mexendo no bolso do cidadão para educá-lo. 


Em relação ao planejamento urbano, a primeira coisa a ser feita é melhorar a distribuição do trânsito de veículos pela cidade, pois há ruas que têm servido de rota obrigatória, já que são asfaltadas, ou seja, caminho preferencial de todos. Sabe-se que todos evitam transitar pelas ruas de terra. Isso tem ocasionado um grande fluxo de veículos por algumas vias, já outras são subutilizadas por não terem asfalto, assim, repensar o asfaltamento de algumas vias pode ser uma opção.


Por fim, a educação e a conscientização do cidadão é um ponto fundamental quando se fala de trânsito humanizado. A direção defensiva; a não utilização do aparelho celular enquanto dirige; não dirigir embriagado; respeitar a sinalização, realizar a manutenção correta do veículo, utilizar o cinto de segurança, usar e respeitar as faixas de pedestres, obedecer aos limites de velocidade e sinalização são essenciais para quem quer ter um trânsito com menos acidentes.


O dever de zelar por um trânsito seguro não é apenas das autoridades de trânsito, mas de toda a sociedade e de cada indivíduo que, fazendo a sua parte, ajudará a gerar um trânsito menos violento na cidade e em todo o país.

*Kátia Aoki de Lima: Acadêmica de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas (MS). E-mail:  [email protected] e Caroline Leite de Camargo: Professora de Direito da UFMS de Três Lagoas (MS), Diretora do Instituto Três Lagoas de Educação Profissional – E-mail: [email protected]