As cidades com até 30 mil habitantes terão novas operados que ficarão responsáveis por fornecer o serviço de internet de quinta geração (5G). A principal em Mato Grosso do Sul será a Brisanet, que tem sede no Ceará. A Brisanet também atende outros estados do Nordeste do país.
O leilão para a exploração e oferta de internet 5G no Brasil, realizado pela A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ocorreu na última quinta-feira (04).
Paranaíba ficou no lote arrematado pela Algar Telecom, que arrematou o lote C08 para oferecer tecnologia 5G, na faixa 3,5 GHz (5G "puro" voltado para o consumidor final) em cidades do Sul Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, e alguns municípios de São Paulo.
A Algar Telecom saiu vencedora ao propor uma outorga de R$ 2,350 milhões, com ágio de 358,5%, no leilão ofertado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no leilão.
As operadoras Claro, TIM e Vivo serão responsáveis por controlar as faixas das cidades com mais de 30 mil habitantes.
Incluindo Campo Grande, além das cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas. A faixa de 3,5 GHz, arrematada por essas operadoras, é exclusiva para a internet de 5G.
MAIS VELOCIDADE
O 5G permite internet 20 vezes mais rápida do que o 4G. A previsão é que ainternet de quinta geração funcione comercialmente a partir de 2022.
A evolução da rede vai permitir conexão de muitos objetos à internet ao mesmo, sem travamentos.
Acompanhe: