A ocupação do prédio da UFMS em Paranaíba vem enfrentando uma forte oposição de um movimento organizado por alunos contrários à ocupação. O prédio da instituição foi tomado na tarde de segunda feira (14) e, no mesmo dia, estudantes contrários à ocupação se organizaram em um movimento, o “Desocupa UFMS/CPAR JÁ”, para negociar ou pedir ao Ministério Público a desocupação da unidade.
O movimento de desocupação teve uma grande adesão por parte dos alunos; é que mostram os números nas redes sociais. Em sua página oficial no Facebook e no grupo do Whatsapp, já são mais de 450 alunos envolvidos. Sem entrar em confronto com alunos ocupantes, estudantes que não concordam com as manifestações no campus e o impedimento das aulas, se articulam juridicamente.
Uma assembleia geral foi convocada por esses acadêmicos e deve acontecer na noite dessa quinta-feira (17), a partir das 19h, no salão da Maçonaria Canaã, no Bairro Santo Antônio. Segundo nota na página do movimento, serão discutidas a ocupação e a desocupação da unidade da UFMS em Paranaíba.
O “Desocupa UFMS/CPAR JÁ” já recebe apoio de estudantes de outras unidades da instituição e outras universidades que foram desocupadas após decisões judiciais, posteriores a movimentos de desocupação.
Os estudantes também tem recebido orientação jurídica, por parte de advogados.