Os alunos do 5º ano do curso de Direito Matutino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS, Unidade de Paranaíba, realizaram nesta quinta-feira (17) o júri simulado no Fórum da Comarca de Paranaíba.
O evento foi uma realização da Coordenação do Curso de Direito e da Comissão Organizadora do Projeto “Tribunal do Júri Simulado”, comandado pelo professor Isael José Santana. O júri simulado mobilizou equipe de alunos nas diversas fases que antecipam o júri, como construção do inquérito, realização de audiências e o julgamento, com participação de promotores, defesa, oficial de justiça, jurados, além dos membros do poder Judiciário e do Ministério Público.
Para o professor Isael, o evento busca aliar a pratica a teoria. “Os alunos tem a teoria do Processo Penal e precisam ver como isso ocorre na prática”, disse. Ele explica que todo ano é feito um júri simulado, com a finalidade de ver os alunos atuando, colocando em pratica o conhecimento adquirido nas disciplinas.
O coordenador do projeto Tribunal de Júri Simulado esclarece que o Tribunal de Júri sempre trata dos crimes dolosos contra a vida. Foi escolhido o caso de um homicida, o qual o réu estava preso, baseado em um caso real, de homicídio qualificado, ocorrido em uma comarca fora de Paranaíba.
Ao final de três horas de julgamento os jurados considerou o réu culpado pelo homicídio simples e o juiz aplicou a pena mínima de 06 anos de reclusão a ser cumprido em regime inicial semiaberto.