Veículos de Comunicação

Ao Invés De Aula, Forró

Alunos ocupantes impedem aulas e realizam forró na UFMS em Paranaíba

Convite para a 'Festa contra a PEC 55' do movimento de ocupação é feito pelas redes sociais e com cartazes em postes

Ocupantes da UFMS pregam cartazes convidando população para forró nesta sexta-feira (18) - Reprodução - JP NEWS
Ocupantes da UFMS pregam cartazes convidando população para forró nesta sexta-feira (18) - Reprodução - JP NEWS

Ocupantes do prédio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nas redes sociais e com cartazes pregados em postes pela cidade, convocam população para um forró, que será realizado na noite desta sexta-feira, no campus ocupado em Paranaíba.

Segundo a publicação feita na página do movimento no Facebook, a festa, chamada de “Forró do Ocupa”, seria uma “reinvenção do espaço de ensino, para a promoção de momentos culturais”, uma maneira de conhecer a ocupação e também ocupar um espaço de ensino público. Convite é feito pelas redes sociais e com cartazes em postes.

Os ocupantes, desde a última segunda-feira (14), impedem que aulas sejam ministradas, retirando cadeiras e carteiras das salas, colocando-as amontoadas nos corredores, além de montarem barricadas nas portas.

Foi realizada na noite de ontem, quinta-feira (17), no salão da Maçonaria Canaã, no Bairro Santo Antônio, uma assembléia convocada por alunos do movimento “Desocupa UFMS/CPAR JÁ”, que pede a desocupação do prédio da UFMS em Paranaíba e o retorno às aulas o campus. Com a presença de 67 alunos, que compareceram mesmo com as chuvas, 60 votaram em favor da desocupação, 7 foram favoráveis ao movimento de ocupação, 6 se abstiveram e 1 votou em branco.

Mesmo convidados, os líderes e integrantes do movimento “Ocupa UFMS” não estiveram presentes na assembléia. Da mesma forma, esses alunos, teriam ocupado o campus da universidade sem assembléia ou consulta aos demais colegas. 

De posse dos números da assembléia, integrantes e assessoria jurídica do movimento “Desocupa UFMS/CPAR JÁ”, encaminharão ao Ministério Público Federal toda a documentação para que um pedido de reintegração de posse das dependências da UFMS seja entregue à Justiça Federal

O movimento de ocupação que segue instalado no prédio da UFMS, tem como integrantes, em sua maioria, alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tiveram que desocupar o prédio daquela instituição no último dia 9, após ordem judicial expedida pelo Juiz de Direito, Dr. Cássio Roberto dos Santos, que acatou o pedido do Ministério Público para reintegração de posse das dependências da UEMS de Paranaíba.