Tem se tornado comum o aparecimento de pontos de descarte de lixo ilegal em Paranaíba. Locais que acabam acumulando pequenas quantidades de lixo e que com o passar do tempo vão aumentando até se tornarem ponto de descarte comum de lixo na cidade.
Durante esta semana a reportagem do Jornal do Povo flagrou mais situações de crimes ambientais. Garrafas de cerveja, sacos plásticos, restos de materiais de construção e galhos de árvores estão sendo descartados de maneira irregular em um terreno próximo ao polo industrial de Paranaíba, às margens da BR-158 e principal porta de entrada para o município. O lixão ao ar livre também é alvo de queimadas.
De acordo com Santo Batista, 64 anos, morador de uma chácara próximo ao lixão, que convive com o problema a cerca de três anos. Alguns moradores de bairros mais próximos acabam usando o local para descartar todo tipo de entulho. O terreno ainda é utilizado por empresas privadas do município que acabam usando o espaço para jogar móveis danificados e costumeiramente há registro de fogo. “Não adianta conversar, enchem tudo de lixo a margem da rodovia”, contou.
Procurada na tarde desta sexta-feira (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não deu esclarecimentos sobre o problema.