Veículos de Comunicação

Trânsito

Após polêmica, semáforos terão tempo de espera reduzido em Paranaíba

Tempo de 84 segundos incomodou motoristas

Cruzamento das avenidas Durval Rodrigues Lopes e coronel Gustavo Rodrigues da Silva - Reprodução
Cruzamento das avenidas Durval Rodrigues Lopes e coronel Gustavo Rodrigues da Silva - Reprodução

O Departamento de Transito (Demutran), de Paranaíba, mantém a instalação de novos semáforos nos principais cruzamentos da cidade. Até o final do ano serão instalados mais novos semáforos equipados com temporizador, que permite a motoristas e pedestres saberem o tempo restante dos sinais verde e vermelho.

Após instalação de um equipamento, no último mês, nos cruzamentos das avenidas Durval Rodrigues Lopes e coronel Gustavo Rodrigues da Silva, pedestres e motoristas estranharam os tempos dos semáforos: 84 segundos de espera e 20 segundos de fluxo liberado. A polêmica chegou às redes sociais, como mostrou a reportagem do JP News.

Na manhã desta quinta-feira, em entrevista do Jornal do Povo – que vai ao AR de segunda a sexta, na Rádio Cultura FM Paranaíba 106.3MHz – a responsável pelo departamento, Maria Helena Soares, afirmou que, “devido ao estranhamento e a não adaptação por parte de uma grande parte da população, os semáforos terão os tempos revisados e reduzidos”.

Helena informou que, "os novos tempos de espera e fluxo liberado desses semáforos irão manter a segurança dos pedestres", e também continuará permitida a conversão à esquerda, no sentido Espelho d'Água, para pessoas que venham do Bairro Santo Antônio. Segundo a diretora, haverá um aumento na fiscalização daquele cruzamento, que já conta com câmeras de segurança.  

Ela explica que os antigos semáforos serão revitalizados e colocados em cruzamentos que apresentem maior volume de trânsito. O Demutran também está construindo faixas de pedestres elevadas em pontos estratégicos da cidade. “Estamos trabalhando para garantir um trânsito seguro para os próximos cinco anos”, assinala Maria Helena.