As altas temperaturas da última semana fizeram o consumo de água aumentar em Paranaíba. Com isso a empresa que abastece a cidade, Sanesul, tomou uma medida no final de semana para que toda cidade fosse abastecida, diminuindo a pressão da água nas redes de distribuição na parte central.
Mesmo assim muitas pessoas reclamaram da falta de água, principalmente no bairro Santo Antônio e Salomé.Por enquanto, de acordo comYara Cristina Pimenta de Mello Lopes, supervisora de Paranaíba, não haverá racionamento de água em Paranaíba, porém a redução no abastecimento não está descartada. O racionamento ou não dependerá da conscientização das pessoas em relação ao consumo.
Yara explicou que o consumo de água tratada aumentou cerca de 30% nos últimos dias, Quando a pressão é reduzida, como na semana passada, é possível a falta de água em alguns bairros: Santa Mônica, Centro, Jardim Brasília, Jardim América e São José.
A supervisora destacou que a quantidade de água fornecida continua a mesma, uma vez que a Sanesul não tem problemas na Estação de Tratamento. "Estamos produzindo a média normal e mandando para a cidade", contou. No entanto, acrescentou, o consumo está acima da média, e quando isso acontece, as partes altas do município são as mais prejudicadas, já que a água chega nas residências por gravidade. As partes mais baixas, como a área central, são abastecidas primeiro, porém nessas localidades o consumo está muito alto.
A supervisora garantiu que, por enquanto, não haverá racionamento de água em Paranaíba, no entanto tudo depende da conscientização das pessoas. "Se continuar nesse consumo acima da média que estamos tendo durante esse mês de outubro, teremos que fazer racionamento, mas, até o momento, nossa produção continua a mesma", explicou.