Veículos de Comunicação

Posse

Bodinho assume cadeira de Nelo afastado do cargo após prisão de vereador

O suplente do PSDB Paulo Borges Bevilaqua "Bodinho", tomou posse na noite desta segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores de Paranaíba.

"Não gostaria de estar aqui desta forma", destacou vereador em sua primeira fala na tribuna. - Talita Matsushita/RCN67
"Não gostaria de estar aqui desta forma", destacou vereador em sua primeira fala na tribuna. - Talita Matsushita/RCN67

O suplente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Paulo Borges Bevilaqua “Bodinho”, tomou posse na noite desta segunda-feira (21) como vereador de Paranaíba (MS). Ele assumiu a cadeira ocupada por Nelo José da Silva eleito pelo mesmo partido, porém foi afastado compulsoriamente do cargo, após prisão preventiva decretada pela Justiça no dia 14 de março, acusado de abusar da neta de 9 anos.

"Não gostaria de estar aqui desta forma", destacou vereador em sua primeira fala na tribuna.

O parlamentar, que esteve na câmara de 2017 a 2020, disputou a reeleição para o cargo em 2020, sendo o 15ª candidato mais votado nas eleições municpais, com 480 votos, porém, não conseguiu se reeleger. O vereador agora exerce o quarto mandato a frente do legislativo municipal.

Veja:

 

Afastamento

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paranaíba afastou compulsoriamente e sem remuneração o vereador Nelo José da Silva (PSDB) cuja prisão preventiva foi decretada pela Justiça no dia 14 de março.

A decisão assinada pelo presidente Edmar Pires Junior; vice-presidente Marcos Henrique de Camargo Silva; 1º secretário Fernando Barbosa Castro e 2ª secretária Anderclayne de Oliveira Queiroz Silveira, passou a valer desde a última sexta-feira, dia 18 de março.

Conforme o texto, publicado pelo vereador Marcos Henrique de Camargo Silva (Marcos Carenga – PP, o afastamento do parlamentar não depende de requerimento ou apreciação do Plenário.

A Câmara Municipal não se manifestou oficialmente da decisão.

Além da função parlamentar, Nelo José da Silva também era membro da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara.

O Caso

O vereador Nelo José da Silva “Missionário Nelo” (PSDB), 64 anos, foi preso no dia 14 de março, suspeito de abusar da neta de apenas 9 anos. Os abusos aconteciam desde setembro de 2021, segundo investigação. O parlamentar foi preso preventivamente pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba.

Segundo a Polícia Civil, em depoimento a criança contou detalhes de como os abusos ocorreram enquanto estava com o avô. Um vídeo gravado pela própria criança também apreendido pelos agentes, nele é possível ver um homem apalpando o corpo da criança.

Ainda no depoimento, a criança relatou que contou a esposa do vereador sobre os constantes abusos sofridos, porém, a mulher não procurou as autoridades para denunciar o caso.

Após a DAM ouvir testemunhas do caso e diligências preliminares, a Delegada Titular Eva Maira Cogo representou pela prisão de Nelo José da Silva.

A prisão do vereador foi decretada pelo Poder Judiciário de Paranaíba, após manifestação favorável do Ministério Público.

Nelo José da Silva (PSDB) “Missionário Nelo” foi o terceiro candidato mais votado nas eleições municipais de 2020. O parlamentar foi reeleito após receber 601 votos para exercer por mais quatro anos o cargo de vereador.

O vereador também presidiu a Câmara de Vereadores da cidade no biênio 2019-2020.

Procurada, a defesa disse que não iria comentar o caso ainda, pois, não teria tido acesso ao mandado de prisão.