Veículos de Comunicação

Cápsula do tempo e sessão solene marcam 150 anos da comarca de Paranaíba

Cápsula do tempo e sessão solene marcam 150 anos da comarca de Paranaíba

A cidade de Paranaíba foi palco de uma Sessão Solene em comemoração aos 150 anos de instalação da comarca local, realizada na sexta-feira (18), no Lions Clube. Durante o evento, que reuniu autoridades, desembargadores e cidadãos, destacou-se a entrega de uma nova vara judicial para a comarca.

Um dos momentos de maior destaque da cerimônia foi o anúncio da criação de mais uma Vara Judicial na comarca de Paranaíba. O presidente do TJMS, acompanhado pelo Governador, entregou a Lei n. 6.318 ao prefeito Maycol Queiroz, à presidente da 6ª Subseção da OAB, Daniela Peres Carósio de Oliveira, e aos juízes da comarca. Essa iniciativa visa aprimorar o atendimento Judiciário e busca suprir a crescente demanda da população.

O evento contou ainda com a entrega do Colar do Mérito Judiciário ao governador Riedel, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado. Além disso, ocorreu o lançamento do livro “150 anos da criação da comarca de Paranaíba” e do símbolo comemorativo, reforçando a relevância histórica da comarca, os quais também foram entregues ao Governador do Estado e a outras autoridades presentes.

Também houve a apresentação da cápsula do tempo do Poder Judiciário. O presidente assinou no local a portaria que a institui como um projeto cultural do Poder Judiciário, e os convidados foram chamados a deixar mensagens para o futuro, que ficarão armazenadas na cápsula a ser reaberta apenas daqui 50 anos, no aniversário dos 200 anos da comarca.

O presidente da Câmara Municipal, Edmar Pires da Silva Júnior, ressaltou o sentimento de orgulho e gratidão pelas comemorações dos 150 anos da comarca. “Sabemos que Paranaíba é a segunda comarca mais antiga do Estado, então, só temos a agradecer ao Poder Judiciário e as pessoas envolvidas na realizacao dessas comemorações”.

Para o governador Eduardo Riedel, o projeto cultural da cápsula do tempo é uma ação louvável do Tribunal de Justiça ao valorizar a história e, ao mesmo tempo, pensar no futuro. “O vídeo que o Tribunal preparou para nós dá a dimensão da riqueza histórica de Paranaíba que, nos últimos anos, tem um desenvolvimento cada vez mais presente. Essa cápsula do tempo vai guardar o retrato desse momento, dessa relação de respeito e convergência de prioridades que a gente tem visto entre os Poderes, construindo o Estado que a gente quer ver retratado daqui a 50 anos na abertura dessa cápsula. Que os cidadãos do futuro abram a cápsula com orgulho do futuro que foi erguido”.