A Caravana da Saúde chega em Paranaíba no final do mês de junho, dia 29, para dar início aos atendimentos na cidade. O Dia D será no dia 4 de julho, dia em que Paranaíba completa 158 anos. Podem procurar atendimentos todas aquelas pessoas que têm encaminhamentos parados.
De acordo com Ana Paula Souza, secretária de Saúde, os interessados devem procurar as unidades de saúde, daí serão geradas as demandas de cirurgias, atendimentos e procedimentos a serem realizados.
“Preciso que todas as pessoas que tenham encaminhamento levem eles nas unidades de saúde, além disso o número do cartão SUS e também endereço e telefone. Temos uma demanda muito grande de algumas especialidades, então não vamos conseguir zerar isso no dia 4 de julho, mas temos o pós-caravana e avaliaremos o que vai ficar. A oftalmologia eles prometeram que vão zerar”, afirmou a secretária.
A Caravana estará disposta na Avenida Major Francisco Faustino Dias, na Praça do Carnaíba. Ana Paula explicou que serão 14 carretas, com diversos serviços, como serviços odontológicas e da área da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
A população de Paranaíba e cidades próximas terão 170 profissionais da saúde e 14 veículos equipados para a realização dos serviços e atendimentos à saúde. Em cada micro-região há uma variação do número de carretas. Serão oferecidas a quem procurar a Caravana da Saúde, exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), Glicemia, Papanicolau, HIV, Pressão arterial, Tipagem sanguínea, PSA, Hepatite B e C, Mamografia e Ultrassonografia. Em relação a cirurgias serão Oftalmológicas, Ortopédicas, Ginecológicas e Gerais (vesículas e hérnia). Consultas de Dermatologia, Odontologia, Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Saúde do homem, Saúde da mulher e Outras especialidades
Palestras serão feitas sobre os seguintes temas: Saúde da mulher e do homem, Saúde bucal, Doenças sexualmente transmissíveis, Dengue, Saúde do trabalho, Tuberculose, Hanseníase e Chikunguny.
São parceiros da Caravana da Saúde a ABO (Associação Brasileira de Odontologia/MS), Fundect, Hospital do Câncer, Fecomércio MS, Sesc, Senac, FIEMS, SESI, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Assomasul, Corpo de Bombeiros, Cassems, Defesa Civil, Detran-MS, Funtrab, Hemosul, Polícia Civil, Polícia Militar, Procon, Famasul, Senar, Sanesul, SED (Secretaria de Estado de Educação), SEDHAST (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e SEJUSP.