Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Caravana da Saúde inicia atendimento em Paranaíba

São esperados a marca de 100 mil atendimentos da Caravana em Paranaíba

A estimativa é que sejam atendidas cerca de mil pessoas por dia - Talita Matsushita
A estimativa é que sejam atendidas cerca de mil pessoas por dia - Talita Matsushita

Cerca de mil pessoas passaram pela Caravana da Saúde no primeiro dia de atendimentos em Paranaíba. Pacientes de várias cidades vizinhas vieram para o tratamento oftalmológico neste primeiro dia de Caravana. O secretário de Saúde do Estado, Nelson Barbosa, esteve no município para a abertura dos trabalhos, com ele chegou no município Marcelo Melo, coordenador da Caravana e o deputado estadual Angelo Guerrero.

Marcelo Melo, coordenador da Caravana, ressaltou que em Paranaíba a expectativa é bater a marca dos 100 mil atendimentos, sendo mais de 1.200 consultas de diversas especialidades, 4.500 consultas de oftalmologia, 400 procedimentos cirúrgicos, 830 exames, entre eles, tomografias, ultrassom e endoscopia.

“Muitas vezes a população está há anos esperando para realizar um exame e vai fazer agora com a Caravana. Teremos também atendimentos na parte de cidadania, fazendo RG, casamentos e divórcios. Temos uma abertura muito grande e só podemos agradecer a todos que tem comparecido”, disse.

Marcelo ainda falou sobre a demanda, que não será totalmente zerada, mas a prioridade é para aqueles que estão na fila de espera, e acabar com a fila, pois tem pessoas que esperam há dois anos para fazer uma cirurgia, por exemplo. “Não dá para fazer todas as cirurgias, mas vamos praticamente zerar as demandas da fila de espera da região”, frisou.

O secretário de Saúde, destacou que Paranaíba é a quarta etapa da Caravana e em todas as outras a avaliação é positiva, por isso espera que aqui o resultado seja o mesmo. “Em Paranaíba a Caravana vai se superar também”, afirmou.

Nelson explicou que todas as especialidades foram discutidas com as Secretarias de Saúde dos municípios e está previsto mais de 400 cirurgias, além das oftalmológicas. Alguns equipamentos ficam na Santa Casa de Paranaíba após a Caravana, entre eles o secretário destacou equipamentos para centro cirúrgico, carro de anestesia e ultrassonografia.

“No sábado o governador Reinaldo Azambuja está vendo aqui e tem algumas outras reivindicações, como a reforma da parte da ginecologia e obstetrícia, maternidade, além da solicitação de uma tomografia pública para cá, então ele vai discutir a possibilidade destas solicitações fazerem parte da reestruturação da rede pública”, destacou.

Nelson frisou que onde a Caravana passa a Saúde fica e a repercussão tem sido muito boa, principalmente em tempos de crise.

O deputado destacou que os trabalhos da Caravana são todos sociais e o Governo do Estado tem feito um belo trabalho, desafogando as filas e nesta perspectivas as pessoas recebem o que é de direito delas, que no caso é o atendimento na Saúde.