Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Cemitério de Paranaíba recebe limpeza e reparos para o Dia de Finados

Limpeza foi feita na semana passada e será realizada outra

Haverá caçambas para que seja jogado o lixo retirado do cemitério - Divulgação
Haverá caçambas para que seja jogado o lixo retirado do cemitério - Divulgação

Já está quase tudo pronto no Cemitério Municipal de Paranaíba para receber os visitantes no Dia de Finados. Neste ano a data será no próximo domingo, 2, e são esperadas centenas de pessoas para prestar uma homenagem aqueles que já faleceram.

Neosvar Chaves, secretário de Infraestrutura, disse que há foi feita uma limpeza geral, como poda de árvores, limpeza nas ruas adjacentes e varredura. Para esta semana ficou a parte da pintura, tanto das guias como da parte interna, como a Capela. “Estamos programados para voltar no sábado e fazer outra limpeza geral, que é quando as pessoas vão lá para limpas os túmulos. Não adianta limpar numa semana e na outra já estar tudo sujo”, disse.

Haverá caçambas para que seja jogado o lixo retirado do cemitério, e também um caminhão pipa, para disponibilizar água para a limpeza das sepulturas, com isso, Neosvar acredita que a população que vai até o Cemitério visitar os túmulos terá mais conforto.

Normalmente são duas pessoas responsáveis pela limpeza e manutenção do cemitério e de acordo com o secretário, o maior problema é o vandalismo, pois conforme ele, muitas pessoas utilizam o local para usarem drogas e depredarem túmulos. Já a iluminação, ele não considera um problema, visto que poucos sepultamentos são feitos a noite e neste período os portões são trancados, pois não tem guarda noturno no local.

“O problema de vandalismo é muito difícil de controlar, é uma questão de educação, algumas pessoas vão lá só pra danificar outras pra fazer uso de drogas. Isso é difícil coibir”, disse.

Haverá Missa Campal, às 7h no Cemitério e conforme padre Ivanilton Ferreira, para recordar aqueles que já faleceram. Ele explicou que o Dia de Finados tem como objetivo rezar por aqueles que já faleceram. “A comunidade católica se reúne em torno da mesma fé e devoção, crendo que Jesus é o caminho a verdade a e vida, crendo na ressurreição do Senhor”, disse.

O padre também disse que celebra finados não deve gerar tristeza, mas sim uma preparação para morte, que é uma passagem para ressurreição. Não haverá Missa às 7h na comunidade Nossa Senhora dos Pobres, devido a Missa Campal.