Veículos de Comunicação

Saúde

Com 102 notificações, Paranaíba tem média incidência da dengue

No mês de março o município apresenta 6.4% de infestação do mosquito Aedes aegypti

A dengue é uma doença febril aguda, usualmente entre 2 e 7 dias - Reprodução
A dengue é uma doença febril aguda, usualmente entre 2 e 7 dias - Reprodução

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Paranaíba tem 102 notificações de dengue registradas em 2019, destes, apenas três casos foram conformados até o momento. Com esses números a cidade tem média incidência da doença. O relatório traz ainda que o Controle de Vetores trabalhou 2.798 imóveis em uma semana, em 61 quarteirões. Foram feitos 11 bloqueios químicos.

No mês de março o município apresenta 6.4% de infestação do mosquito Aedes aegypti, de acordo com o LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti).

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e identificar os criadouros predominantes. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar sintomas como febre, usualmente entre 2 e 7 dias, náusea, vômitos, manchas avermelhadas no corpo, dor muscula, dor nas articulações, dor de cabeça, e dor nos olhos.