O Conselho de Ética do PSDB de Paranaíba notificou o vereador José Souto da Silva, conhecido por Zé Carioca, a apresentar defesa sobre a situação criada na sessão ordinária de 23 de fevereiro deste ano, quando chamou de “vagabundos” usuários de redes sociais para criticar membros da Câmara da cidade. “Existem uns 400 vagabundos na cidade”, enumerou o vereador, em meio a um discurso.
Com a notificação o Conselho de Ética destituiu de forma liminar o vereador da função de liderança do partido na Câmara. A penalidade é prevista no regimento interno do partido e José Souto tem 15 dias de prazo para se defender da punição.
Na ocasião, o pronunciamento do vereador – transmitido pela internet -, ganhou repercussão nas redes sociais. A subseção da OAB na cidade interpelou o PSDB e a Câmara para providências. A entidade considerou que as declarações do vereador tiveram "forma generalizadas" e ofensivas à sociedade paranaibense.
Na sessão de 29 de fevereiro, Jose Souto pediu desculpas “pelos adjetivos errados" que usou. Na ocasião, o plenário da Câmara rejeitou pedido da OAB sobre suposta quebra de decoro parlamentar.
Como efeito prático da punição, o vereador perde o tempo de liderança para o uso da tribuna, até o julgamento da medida. O caso é o primeiro analisado pelo Conselho de Ética do partido na cidade.