O período de estiagem já começou e com isso aumentam os números de queimadas, tanto na área urbana como rural. Em Paranaíba, os atendimentos já tiveram aumento considerável, e por isso o Corpo de Bombeiros alerta que a prática pode ser considerada crime.
“A fumaça pode causar acidente, além de prejudicar a saúde humana. Temos feito trabalho de prevenção, orientando a população sobre os riscos ambientais que isso causa”, destacou Comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaíba Capitão Hoanderson Gomes de Sá.
Segundo ele, todo grande incêndio, começa com um pequeno foco, princi8palmente no meio rural, daí a importância de fazer aceiros, e responsabilidade e prevenção. “Tem que ter autorização dos órgãos competentes, esse é o primeiro cuidado. A prevenção é o melhor caminho sempre”, reforça.
Neste ano foi lançada a 10ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, com placas nas estradas a reforço na estrutura de combate a incêndios. Outra frente de atuação é para "combater queimada com queimada” e produtores também se prepararam, somando esforços para criar uma cultura de prevenção.
A Corporação lembra que é bem difícil eliminar os incêndios e é necessária a colaboração da população. “Se tiver combinação de biomassa, vento e seca, sempre terá incêndio, mas medidas simples de prevenção podem evitar queimadas”, finalizou.