O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), anunciou a abertura de uma nova licitação estimada em R$ 17,9 milhões para obras de infraestrutura urbana em Paranaíba. O investimento contempla a execução de aproximadamente 1 km de canalização.
De acordo com a publicação de segunda-feira (11), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, o projeto envolve a pavimentação asfáltica e a canalização do Córrego Fazendinha, na Avenida Durval Rodrigues Lopes, além da construção de um canal coberto na Avenida César Mancini.
A licitação será realizada na modalidade concorrência eletrônica. O critério de julgamento escolhido é o de menor preço, e o modo de disputa será aberto. O regime de execução do contrato será de empreitada por preço unitário, o que significa que os pagamentos serão feitos de acordo com os serviços realizados, conforme previsto no cronograma físico-financeiro do projeto.
O valor estimado para a execução das obras é de R$ 17.907.336,91. A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 11 de dezembro de 2024, às 8h30 (horário local). Empresas interessadas poderão participar por meio dos canais oficiais da Agesul, conforme instruções que estarão disponíveis no edital.
“A única canalização feita em parte do córrego Fazendinha, que passa do Espelho d’Água até a descida da Dona Nena, tem 39 anos, foi na época do governador Marcelo Miranda Soares, desde então está parado”, destacou o prefeito Maycol Queiroz.
Desde 2021 o Governo do Estado tem investido na canalização dos córregos em Paranaíba, e já foram contemplados 300 metros do córrego Cabeceira do Aterro; 100 metros do córrego Estiva, que passa aos fundos da Prefeitura; e agora a continuidade do Córrego Fazendinha.
Para efetuar a canalização foi realizado um estudo técnico para avaliar as condições dos Córregos, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas pluviais, ajudando a combater inundações e atender com eficiência os sistemas de drenagem.