Veículos de Comunicação

Parceria

Curso de Medicina pode ser instalado na Universidade Estadual em Paranaíba

Além da Santa Casa aceitar fazer a parceria com a Uems, dependerá do governador garantir a contratação de professores

Paranaíba >  Pode contar com curso de medicina  na Universidade Estadual a partir do próximo ano - Arquivo/JP
Paranaíba > Pode contar com curso de medicina na Universidade Estadual a partir do próximo ano - Arquivo/JP

Paranaíba pode ter curso de medicina em 2023 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Laércio Alves de Carvalho, reitor da Universidade, já discutiu inicialmente a implantação do curso com o prefeito Maycol Queiroz. Atualmente a Uems está instalando o curso de tecnólogo de sucroalcooleiro, em parceria com a prefeitura e a Usina Cedro. 

Segundo o reitor, com os investimentos que o governo do Estado fez na Santa Casa de Paranaíba, existem reais condições de servir como um hospital universitário, o que já garante 60% do que é preciso para a instalação do curso de medicina na cidade.

Além da Santa Casa, aceitar fazer a parceria com a Uems dependerá do governador garantir a contratação de professores. As instalações físicas do campus da Uems local também oferecem condições para a implantação do curso. O reitor disse que a vontade política do prefeito Maycol Queiroz pode definir a instalação do curso.

“A Universidade sozinha não abre nenhum curso. É importante esse apoio da sociedade, esse reconhecimento, esse apoio do Governo do Estado. Se você tem um governador que é parceiro, uma bancada federal, estadual e faz essa parceria com a prefeitura também, é muito importante, eu acho que a gente vai avançar assim, destacou o reitor.

Sobre o curso de medicina, a diretora da Universidade em Paranaíba, Sheila Villa Rosa, destacou ainda que é um curso que pode ser ofertado durante o dia, quando a unidade tem disponível o maior número de sala de aula, o que facilitaria a implantação de curso. “Nós temos salas no momento sendo utilizadas pela escola José Garcia, mas nosso compromisso com eles é até janeiro. E se lançarmos o curso vai ser para o ano que vem”, pontuou Sheila. 
O prefeito Maycol Queiroz destacou que irá discutir a demanda com o reitor da Uems e irá colaborar com o que for necessário para a implantação do curso em Paranaíba.

O curso de Medicina é bacharelado, com a duração de cinco anos. O curso se estrutura em módulos temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante como sujeito da aprendizagem e apoio do professor como facilitador e mediador do processo, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas. Em 2021, o curso de medicina formou sua primeira turma de médicos, conforme edital da universidade para o ano de 2023.