Veículos de Comunicação

Paranaíba

Delegados da Receita Federal orientam profissionais da Contabilidade  sobre destinação do IR

Delegado da Receita explica como contador pode ajudar  na campanha
Delegado da Receita explica como contador pode ajudar na campanha

Com a chegada do fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2025, no dia 31 de maio, a Delegacia da Receita Federal em Mato Grosso do Sul está intensificando o contato com profissionais da área da Contabilidade para fortalecer a campanha de destinação de parte do IR para fundos de apoio a crianças, adolescentes e idosos.

Nesta segunda-feira (28), em Paranaíba, durante reunião na Câmara Municipal, o delegado titular Zumilson Custódio e o delegado-adjunto Henry Tamashiro, explicaram a importância da destinação, prevista em lei, que permite que até 6% do imposto devido seja destinado diretamente a fundos municipais, sem custo adicional para o contribuinte.

De acordo com o delegado titular,  Paranaíba tem um grande potencial de arrecadação, estimado em cerca de R$ 2 milhões anuais, mas atualmente apenas 5% desse valor é efetivamente destinado às entidades.

No  ano passado, das mais de 3 mil pessoas que entregaram a declaração do Imposto de Renda em Paranaíba, apenas 154 realizaram a destinação, confirmou Custódio.  A expectativa agora é ampliar significativamente esse número com ações de divulgação como a campanha “Leão Amigo”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Receita Federal.

No evento, com participação de contadores, representantes de entidades de assistência social e  vereadores, os representantes da Receita Federal orientaram como os profissionais de contabilidade podem dar contribuição para a iniciativa, atuando junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, incentivando àqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações a destinarem uma parte para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos de Direitos da Pessoa Idosa.

A presidenta da Câmara, Wanice Luciana de Oliveira, ressaltou o compromisso do Legislativo com ações sociais e a importância da conscientização da população. “Hoje o município arrecada cerca de R$ 100 mil para os fundos, mas poderia alcançar muito mais. Isso representa recursos que ficam na cidade e ajudam diretamente instituições que cuidam de crianças, adolescentes e idosos”, salientou a vereadora.