Com a chegada do fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2025, no dia 31 de maio, a Delegacia da Receita Federal em Mato Grosso do Sul está intensificando o contato com profissionais da área da Contabilidade para fortalecer a campanha de destinação de parte do IR para fundos de apoio a crianças, adolescentes e idosos.
Nesta segunda-feira (28), em Paranaíba, durante reunião na Câmara Municipal, o delegado titular Zumilson Custódio e o delegado-adjunto Henry Tamashiro, explicaram a importância da destinação, prevista em lei, que permite que até 6% do imposto devido seja destinado diretamente a fundos municipais, sem custo adicional para o contribuinte.
De acordo com o delegado titular, Paranaíba tem um grande potencial de arrecadação, estimado em cerca de R$ 2 milhões anuais, mas atualmente apenas 5% desse valor é efetivamente destinado às entidades.
No ano passado, das mais de 3 mil pessoas que entregaram a declaração do Imposto de Renda em Paranaíba, apenas 154 realizaram a destinação, confirmou Custódio. A expectativa agora é ampliar significativamente esse número com ações de divulgação como a campanha “Leão Amigo”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Receita Federal.
No evento, com participação de contadores, representantes de entidades de assistência social e vereadores, os representantes da Receita Federal orientaram como os profissionais de contabilidade podem dar contribuição para a iniciativa, atuando junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, incentivando àqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações a destinarem uma parte para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos de Direitos da Pessoa Idosa.
A presidenta da Câmara, Wanice Luciana de Oliveira, ressaltou o compromisso do Legislativo com ações sociais e a importância da conscientização da população. “Hoje o município arrecada cerca de R$ 100 mil para os fundos, mas poderia alcançar muito mais. Isso representa recursos que ficam na cidade e ajudam diretamente instituições que cuidam de crianças, adolescentes e idosos”, salientou a vereadora.