A data de 24 de março é dedicada a celebrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria – bacilo de Koch- que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença.
É uma data dedicada à conscientização e à mobilização para erradicar essa doença infecciosa que afeta milhões de pessoas, principalmente em comunidades mais vulneráveis.
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos do corpo. Entre os principais sintomas estão a tosse persistente por mais de três semanas, que pode ou não vir acompanhada de sangue, perda de peso repentina, sudorese noturna e febre.
Em Paranaíba, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço Ambulatorial Especializado -SAE- e a Atenção Primária em Saúde- APS-, em conjunto, buscam realizar ações que reforçam a importância do acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, todos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No SAE , o trabalho é coordenado pela dra. Bruna Rezende, onde atua em uma equipe multidisciplinar, com enfermeiro, psicólogo, farmacêutico e laboratorista que atendem ainda os municípios de Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado. O enderereço do SAE é Travessa Ceres, 80, proxima à Rua Wladislau Garcia Gomes.
A enfermeira Bianca Franciele de Oliveira, responsável pela vigilância epidemiológica, conversou com o grupo RCN e afirmou que os agentes comunitários de saúde em cada visita domiciliar, promovem a busca ativa por pessoas com sintomas, assegurou que tratamento é garantido pelo SUS e recomendou a prevenção para evitar a propagação da doença.