Veículos de Comunicação

Saúde

Escolas de Paranaíba recebem campanha contra hanseníase e verminose

O público-alvo será formado por estudantes de cinco a 14 anos

Os pais irão verificar se os filhos possuem alguma mancha suspeita - Divulgação/Assessoria
Os pais irão verificar se os filhos possuem alguma mancha suspeita - Divulgação/Assessoria

A Secretaria de Saúde de Paranaíbarealiza durante o mês de março a campanha contra hanseníase e verminose nas Escolas e Ceinfs (Centros de Educação Infantil) do município. O público-alvo será formado por estudantes de cinco a 14 anos, que receberão uma ficha de autoimagem, onde os pais irão verificar se os filhos possuem alguma mancha suspeita, marcar na ficha e devolver para as enfermeiras.

De acordo com a enfermeira Carla Patrícia Eugênio, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a ação faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses do Ministério da Saúde. As fichas são triadas pelos profissionais de saúde e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para avaliação e início do tratamento em caso de confirmação diagnóstica.

No caso de verminose será administrada uma dose única de Albendazol 400 mg. Segundo ela, o medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em  diversos países e os efeitos colaterais verificados foram raros e sem gravidade. A realização dessa ação de profilaxia em escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o uso de medicação de forma periódica como medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e suas complicações.