Veículos de Comunicação

Educação

Escolas do Campo participam de Projeto Rural Sustentável

No mês de Julho/22 as escolas do Campo, que compõe a Rede Municipal de Ensino, foram escolhidas para participar de um Projeto Rural Sustentável.

As escolas do campo atendem atualmente 350 alunos, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental. - DIVULGAÇÃO
As escolas do campo atendem atualmente 350 alunos, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental. - DIVULGAÇÃO

No mês de Julho/22 as escolas do Campo, que compõe a Rede Municipal de Ensino, foram escolhidas para participar de um Projeto Rural Sustentável.  As escolas do campo atendem atualmente 350 alunos, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental.

As práticas sustentáveis dos estudantes incluem: atividades práticas, hortas comunitárias e fitoterápicas, compostagem (em composteira) e ações de reflorestamento. As atividades da Jornada de Aprendizagem começaram no mês de julho e seguem até o fim do ano letivo.  

As instituições de ensino: Capitão Altino Lopes (Distrito São João do Aporé), Dona Maria Paula de Oliveira (Distrito Alto Tamandaré) e João Chaves dos Santos (Distrito Raimundo) vem trabalhando há vários anos práticas ligadas à sustentabilidade local e, foi por meio delas, que os alunos foram selecionados para o projeto Rural Sustentável, edição Cerrado.

O objetivo é desenvolver a conscientização acerca de soluções sustentáveis para aperfeiçoar o uso da terra, diversificar renda, aumentar a produtividade, reduzir a pressão por abertura de novas áreas com vegetação nativa, além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa através da implantação de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), também entendido como Sistemas Agroflorestais (SAFs) e da Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Também fazem parte do Projeto ações de conscientização, formação, capacitação e pesquisa, seja envolvendo escolas ou instituições de pesquisa, seja a própria comunidade local, com oficinas de empoderamento para diversos públicos.

A coordenadora municipal da Educação do Campo/ SEMED, Maria Ângela Pereira Pedroso, é a responsável e facilitadora do Projeto e conta com o apoio da educomunicadora Erika Cristiane Sartori. Elas desenvolvem as ações previstas junto a comunidade escolar. 

O Rural Sustentável contará ainda com o Jogo Coopera Cerrado, em que as escolas selecionadas participam da Jornada de Aprendizagem, com a realização de missões e desafios envolvendo a comunidade escolar, para promoção da sustentabilidade socioambiental do Cerrado.

Deste modo, a premiação máxima pode chegar a R$ 18 mil para a escola. As escolas classificadas na categoria Super Sustentável ganharão ainda troféus e poderão participar do Encontro Coopera Cerrado, em dezembro deste ano em Brasília/ DF.

A secretária de Educação Simone Almeida, incentivadora do Projeto celebrou a conquista das escolas e o empenho dos docentes para a classificação, parabenizando as equipes gestoras e os professores, por estarem sempre buscando alternativas e iniciativas diferenciadas de aprendizado para os alunos.

(Com informações da assessoria)

Acompanhe: