Na manhã desta quarta-feira, 3, foi inaugurada no Estabelecimento Penal de Paranaíba (EpPar) uma sala para atendimentos jurídicos. Além de ser um ambiente que mantém o sigilo do atendimento, é seguro e tem ar-condicionado. Tudo foi feito pelos internos.
Atualmente, conforme dados do Estabelecimento, 90% dos internos contam com o apoio jurídico de defensores públicos, por isso, os maiores beneficiados. De acordo com o defensor, Danilo Augusto Formagio, haverá uma melhora no atendimento e também no cumprimento da pena, já que os internos ficam ansiosos em saber quando e se vão sair.
“Geralmente os internos ficam ansiosos em saber qual o próximo benefício, os direitos em saúde, alimentação e esta sala representa agilidade no atendimento, desta vai trazer tranquilidade para a população carcerária”, disse. A decoração do local foi feito com material de demolição.
O defensor explicou ainda que o atendimento era feito em salas de outros setores, tendo, a cada atendimento, o funcionário ter que ser desalojado. “Não havia ar-condicionado, a sala não atendia o sigilo do atendimento e com isso atrasava o atendimento, agora melhorou 100%. Estamos num lugar apropriado”, frisou.
Ele agradeceu o empenho da administração da penitenciária, Conselho da Comunidade Prisional. “A sala é de todos os advogados, venham atender seus clientes, o local é um verdadeiro escritório dentro do presídio”, disse.
José Carlos Marques, diretor do EpPar, destacou que a sala já existia e era utilizada para outro fim e com adequações foi alocada para os atendimento jurídicos. Além disso, os recursos financeiros não foram altos e sim uma soma de esforços. “Essa junção de formas fez com que conseguíssemos este espaço”, destacou.
O diretor também ressaltou que os internos também estão felizes, já que houve uma agilidade; somente no mês de novembro foram mais de 200. Para o próximo ano a expectativa é inaugurar uma biblioteca na unidade penal.