As dificuldades financeiras da Prefeitura de Paranaíba estão causando transtornos para dezenas de jovens inscritos no programa de bolsa estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Sem receber os valores correspondentes a dois meses, os estagiários não sabem a quem recorrer, uma vez que as informações por parte da Prefeitura dão conta da falta de recursos para o pagamento dos estagiários.
Através das redes sociais, as moças e rapazes reclamam da falta de pagamento, do descaso e do quase escárnio por parte dos responsáveis pela gestão dos contratos. Alguns dos estagiários procuraram a redação do JP News para reclamar da situação.
Sentindo-se ameaçados por palavras veladas, por parte de pessoas responsáveis pelo pagamento, os jovens, pediram sigilo com relação a identificação, por medo de sofrerem retaliações. Os estagiários do IEL em Paranaíba são responsáveis pelo atendimento em creches, escolas e entidades sociais que prestam serviços para crianças, jovens, adolescentes e idosos. "Chegamos a cogitar uma manifestação ou paralisação, mas fomos alertados de que se fizessemos algo, poderiam nos 'queimar', para a próxima administração e assim não sermos contratados novamente", disse um dos estudantes.
Os estagiários contam que entram em contato com a sede do IEL em Dourados para averiguar se houve o repasse de recursos para os municípios e são informados que os repasses são feitos dentro do prazo.
Em contato telefônico com a Secretaria de Educação do município, gestora dos contratos para concessão do bolsa estágio, a informação é de que não há prazo para regularização da situação. “Não está havendo recursos nem para o pagamento dos servidores efetivos e comissionados, que dirá para os estagiários”, teria dito fontes do setor financeiro do município, para o desespero dos jovens estagiários.
A reportagem entrou em contato com o responsável pelas finanças do Município, Jamil Balduíno, por telefone ele disse que os estagiários vão receber, porém a Prefeitura espera a liberação de uma verba federal, mas não deu nenhuma previsão de quando isso acontecerá.
Jamil ainda reclamou da atitude dos estudantes ao informarem a imprensa sobre os atrasos e afirmou que os estagiários devem procurar a Prefeitura para obter as informações sobre o pagamento e não o Jornal do Povo da rádio Cultura FM Paranaíba. "Já que procuraram a emissora, então que a rádio os pague", disse. Segundo os estudantes, por várias vezes procuraram a prefeitura e o responsável pelos pagamentos, mas a resposta é sempre a mesma; a de que não há previsão de data para os pagamentos.