Dos 58 touros inscritos na Feira Pró-Genética realizada na última semana em Paranaíba. A Feira é de raças zebuínas, que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos (ABCZ) controla. Esta é a primeira Feira que é realizada no Estado. De acordo com Fábio Macedo, mais animais não foram vendidos, por que alguns compradores não puderam estar presente.
A Feira foi realizada no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, o vice-presidente do Sindicato Rural, Fabio Macedo, destacou o pioneirismo na implantação do programa sulmatogrossense. “O Pró-Genética é uma oportunidade para os produtores que têm interesse em adquirir touros de raças zebuínas com crédito facilitado, orientação técnica e possibilidade de negociar diretamente com os criadores”, disse.
Fábio ainda destacou a qualidade dos animais que passaram pelo Parque, e todos com registro genealógico definitivo, e no caso do gir leiteiro com lactação de alto nível comprovada da mãe ou avó. Já os da raça nelore, animais de corte participam provas de melhoramento genético e são premiados.
A média de preço dos touros nelore ficou em R$ 6 mil reais, já o gir leiteiro foi de R$ 5.500. O peso dos animais foi em torno de 50 arrobas. “Ficamos bastante satisfeitos com a Feira é a primeira de muitas outras. O touro é o instrumento mais barato da fazenda”, disse. Foram 12 produtores que participaram da Feira
Na véspera do evento o técnico da ABCZ, Walfredo Brandão, comandou um seminário sobre melhoramento genético com destaque para a importância do uso de touros de qualidade e o impacto econômico favorável que eles podem gerar na propriedade.
Em Paranaíba a Feira foi realizada pela ABCZ, Sindicato Rural, Agraer, Banco do Brasil e Sicredi.
Todos os touros apartados para a feira do Pró-Genética são vistoriados pelos técnicos da ABCZ, devem estar dentro da faixa etária de 20 e 42 meses, ter o registro genealógico definitivo, além de andrológico positivo e exames negativos para brucelose, bem como para tuberculose.
Para montar a feira de touros foi realizada uma pesquisa de interesse entre os pecuaristas da cidade que preencheram fichas de demandas, onde declararam a raça e a aptidão do reprodutor que gostariam de comprar.
Em 2013, o Pró-Genética realizou 40 feiras e leilões, possibilitando a comercialização de mil reprodutores com qualidade garantida pela ABCZ. Para este ano a expectativa é encerrar o período com o mesmo volume de eventos.
O programa já está em 11 Estados brasileiros e é implantado em parceria com o poder executivo em cada unidade da federação, federações de agricultura e pecuária, sindicatos de produtores rurais, cooperativas, organizações de interesse público, prefeituras e rede financeira.