Veículos de Comunicação

Eleições 2016

Fim de prazo provoca formação de filas em cartórios eleitorais (atualizada)

Jovens procuram Título de Eleitor pela primeira vez, no último dia do calendário

Muita procura para regularizar situação eleitoral - Roberto Chamorro/JP
Muita procura para regularizar situação eleitoral - Roberto Chamorro/JP

Terminou nesta quarta-feira (4) o prazo para o eleitor regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, como se alistar, alterar local de votação, atualizar dados ou transferir o titulo de eleitor. A procura pelos serviços lotou cartórios em todo o país. 

Em Paranaíba, o órgão alterou o horário de expediente para atender eleitores, funcionando nos dois períodos desde o início da semana. Também houve filas em Três Lagoas e em Aparecida do Taboado (MS).

 A medida deu resultado diante da procura mais acentuada por eleitores. O chefe do cartório de Paranaíba, Bruno Zogaibe Batistela, chamou atenção para a grande procura de jovens a partir de 16 anos, em busca de alistamento eleitoral.

Segundo ele, o cartório registrou quase 600 novos títulos. Ricardo Caetano, de 16 anos, disse que agora pode escolher quem eleger. Camila Souza, de 17 , confessou "sentir raiva" diante da situação política do país, mas que agora pode ajudar escolher governantes.

Vinicius Riposati, de 16 anos, estava em dúvida sobre ter ou não ou titulo, porque ainda não atingiu a maioridade. Contudo, disse que vai avaliar propostas de candidatos para escolher em quem votar.

A partir desta quinta feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral fará o processamento dos cadastros de eleitores que poderão votar no dia 2 de outubro.