No último final de semana foram registradas em diversas conveniências aglomerações em horário após o permitido pelo toque de recolher que, em Paranaíba, vale das 22h às 5h. Em registro feito por internautas e publicado em redes sociais, é possível ver em um dos locais, grande quantidade de pessoas, a maioria, jovens e sem máscara.
Paranaibenses pediram mais fiscalização por temerem um lockdown, já que os dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município estão 100% ocupados e o número de casos confirmados segue em alta.
Na terça-feira o Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus se reuniu e definiu estratégias para tentar conter aglomeração. De acordo com a secretária de Administração, Adailda Lopes de Oliveira, para que não seja necessário tomar decisão mais drástica, é preciso que os moradores colaborem. “O que falta é compreensão e cuidados por parte da população”, destacou.
A Vigilância Sanitária vai intensificar a fiscalização, e notificar quem descumprir o toque de recolher e demais medidas de prevenção a Covid. As fiscalizações terão início pelas conveniências, para cumprirem o distanciamento social e o toque de recolher.
Depois, bares, tabacarias, restaurantes e padarias. “São lugares onde vendem produtos que são consumidos no local. São estabelecimentos em que são encontradas pessoas que tiram a máscara”, ressaltou o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Gilson Luiz Piva Filho.