A previsão de mudança na temperatura acende o alerta para a disseminação do coronavírus em Paranaíba, já que a diminuição nos termômetros causa naturalmente o aumento de doenças respiratórias e muitas vezes podem ser confundidas com a covid-19.
Neste ano em Paranaíba já houve registro de casos de Influenza A e B, inclusive pessoas que foram suspeitas de Covid-19, conforme Carla Patrícia Eugênio, coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Paranaíba.
“Nesta época de período sazonal, onde muda o clime, aparecem as doenças respiratórias. Pedimos para as pessoas se atentarem aos sintomas”, destacou.
O resfriado tem alergia, coriza e dor de cabeça que em três dias desaparece. A gripe apresenta os mesmos sintomas, porém, por mais dias, além de febre alta. “Temos que aprender a discernir os sinais e sintomas. Neste período vai aumentar, principalmente em crianças e idosos, sem contar pessoas que já tem doenças respiratórias preexistentes”, disse.
Para este período, Carla explicou que com o aparecimento destes sintomas é importante procurar unidade de saúde.
Os critérios para casos suspeitos de covid-19 continuam os mesmos, porém a Secretaria de Saúde monta um fluxograma, onde entrarão novos grupos com prioridade na coleta de amostras.